Retrospectiva TURNÊ 2016

RETROSPECTIVA

TURNÊ EUROPA 2016 DA CAMERATA IVOTI

Amigos,

a Ascarte, em parceria com o Instituto Ivoti,  esteve em turnê pela Europa em janeiro/fevereiro de 2016.

Durante todo ano de 2015, a Camerata Ivoti se preparou para se apresentar em Lisboa, em Paris, e em várias cidades da Alemanha.

Entre os dias 07 de janeiro e 06 de fevereiro de 2016, os 19 integrantes da orquestra e as 4 mães acompanhantes formaram uma grande família, passaram por 10 cidades, e se apresentaram em aproximadamente 15 concertos.

ROTEIRO:

       07/01                 Viagem

       08-10/01          Lisboa / Portugal

       11-12/01           Hamburg(saída dia 13 pela manhã)            

       13-15/01           Bielefeld

       16-18/01           Leichlingen/Wuppertal               

       19-21/01           Koblenz/Vallendar

       22-24/01          Paris / França

       25-27/01          Kaiserslautern

       28-29/01          Stuttgart / Alemanha

       30/1-2/02        Schnosendbach-Scheinfeld    

       3-5/02               München

       06/02                 Retorno

Músicas dos compositores Astor Piazzolla, Ernesto Júlio de Nazareth e Ernst Mahle fizeram parte do repertório de músicas brasileiras e sul americanas que tanto encantou os europeus.

Notícias diárias sobre a viagem, os concertos e cidades visitadas foram compartilhadas aqui no blog!  Acompanhem a retrospectiva dessa aventura, a contagem regressiva começa agora ….

28/12/2015

NA MÍDIA EM WAIBLINGEN

Amigos,

a empresa Stihl, que nos recebe dia 28 de janeiro de 2016 em Waiblingen/Alemanha, já está disponibilizando as informações sobre o concerto na mídia, confiram:

22.12.2015

Das brasilianische Kammerorchester „Camerata Ivoti“ spielt im Bürgerzentrum

Das brasilianische Kammerorchester „Camerata Ivoti“ tritt am 28. Januar 2016 um 20 Uhr im Ghibellinensaal des Bürgerzentrums Waiblingen auf. Die 25 brasilianischen Musikerinnen und Musiker spielen unter der Leitung von Professor Irving Feldens typisch brasilianische und südamerikanische Melodien, sowie klassische und volkstümliche Musik.

Die Besucher erwartet ein hochkarätiger Konzertabend mit kammermusikalischen Werken südamerikanischer Komponisten. Gespielt werden Kompositionen von Astor Piazzolla dem Begründer des Tango Nuevo, brasilianische Tangos von Ernesto Júlio Nazareth, Werke des legendären Tom Jobim, des einflussreichsten Komponisten Brasiliens seiner Zeit und einer der Begründer des Bossa Nova oder dem in Stuttgart geborenen deutsch-brasilianischen Komponisten, Ernst Mahle.

STIHL Brasilien unterstützt das Instituto de Educação Ivoti (IEI). Dabei handelt es sich um eine 1907 von deutschen Einwanderern gegründete Bildungseinrichtung, bei der der Fokus auf der musikalischen Ausbildung liegt. „Camerate Ivoti“ ist eines der Orchester des IEI. Aktuell befindet sich das Kammerorchester auf seiner sechsten Konzertreise durch Europa. Die Musikerinnen und Musiker würden sich freuen, wenn Mitarbeiter von STIHL das Konzert besuchen.

Datum: 28.1. 2016 Beginn: 20 Uhr Ort: Bürgerzentrum Waiblingen

Die Konzertdauer beträgt etwa eine Stunde. Der Eintritt ist kostenlos. Wer das Orchester finanziell unterstützen möchte, kann vor Ort spenden. Anmeldung und weitere Informationen finden Sie unter: abo-buero@waiblingen.de oder 07151-5001-1610.

Text: Sarina Albeck (1/KOE-x3); Presseinformation Stadt Waiblingen

Fotos: Stadt Waiblingen

07/01/2016

E CHEGOU O GRANDE DIA!

07 de Janeiro de 2016. É hoje!!!

Nossa turminha está preparada para ser a representante da 6ª Turnê da Camerata Ivoti pela Europa. PortugalAlemanha e França se preparam para receber os brasileiros que realizarão Concertos em várias cidades destes países durante o período de um mês em viagem.

Aos pais, demais familiares e amigos que acompanharão a turma até o embarque na noite de hoje, com voo de saída previsto para as 22h40min, nosso até logo mais! Temos um encontro no aeroporto para uma alegre e orgulhosa despedida dessa turma que deixa por aqui o calor do verão gaúcho para encarar o frio europeu.

E mais uma vez, o Blog das Famílias Corujas da Camerata Ivoti será a janela que permitirá a todos visualizarem e acompanharem, diariamente, os passos e as aventuras dessa turminha querida.

BOA VIAGEM e SUCESSO a todo o grupo que embarca para a 6ª Turnê da Camerata Ivoti!

ROTEIRO DA TURNÊ DE 2016!

Amigos, a Camerata está a caminho do Velho Mundo, mas os corações e as saudades ficam com todos que com carinho nos acompanham aqui pelo blog. Olhem, curtam, compartilhem e comentem, mostrem para seus amigos e familiares, as aventuras são incríveis!

Vejam por onde a turminha vai passar:

07/01          Viagem

08-10/01    Lisboa – Portugal

11-12/01    Hamburg – Alemanha

13-15/01    Bielefeld

16-18/01    Leichlingen/Wuppertal

19-21/01    Koblenz/Vallendar

22-24/01    Paris – França

25-27/01    Keiserslautern – Alemanha

28-29/01    Stuttgart/Waiblingen

30-02/02    Schnodsenbach/Scheinfeld

03-05/02    München

06/02          Retorno

08/01/2016

PRIMEIRA PARADA DA TURNÊ 2016: LISBOA!

A partida da Camerata Ivoti para sua 6ª Turnê pela Europa transcorreu sem atrasos. Famílias e integrantes do grupo que seguiu viagem se encontraram no Aeroporto Internacional Salgado Filho na noite do dia 07 para a despedida antes do embarque rumo a Lisboa. Entre malas e bagagens, abraços de despedidas e desejos de sucesso, assim como rostos felizes e ansiedade pela viagem, o grupo embarcou e partiu às 22h40min em voo direto da TAP para Portugal.

Foto antes do embarque.

Foto antes do embarque.

A chegada em Lisboa está prevista sem atrasos, hoje, às 11h30min, horário local. Logo após o Check in no hotel, o grupo já iniciará a tarde com pequenos passeios pela capital portuguesa e, à noite, realizará seu primeiro Concerto.

Lisboa-Portugal-pacotes-de-viagens
Nosso Blog está atento e logo, logo publicará as primeiras fotos e informações para que todos possam acompanhar de perto os passos e as aventuras da Turma da Camerata Ivoti em solo europeu. Até logo, pessoal. Fiquem de olho e acompanhem todos os detalhes da Turnê 2016!

Além de ser a capital do país, é a cidade mais populosa de Portugal. A região de Lisboa tem vestígios de ter sido habitada durante os períodos do primeiro milênio A.C. O magnífico porto fornecido pelo estuário do rio Tejo transformou a cidade na solução ideal para fornecer alimentos aos navios destinados às Ilhas do Estanho (atuais Ilhas Scilly) e Cornualha.

O povoado pré-romano de Olisipo teve origem nos séculos VIII-VII a.C., assentado no morro e na encosta do Castelo. A Olisipo pré-romana foi o maior povoado oriental da região de Portugal. Na praça de D. Luís, em Lisboa, está localizado um ancoradouro com mais de 2.000 anos, datado entre o século I a.C e o século V d.C, onde os navios ancoravam para fazer descargas e reparações e também para fazer o trânsito de passageiros e carga. No fim do domínio romano Olisipo seria um dos primeiros núcleos a acolher o Cristianismo. O primeiro bispo da cidade foi São Gens. Sofreu invasões bárbaras, antes de ser tomada pelos Visigodos de Toledo, que a chamaram de Ulishbona. Lisboa foi então tomada no ano 714 pelos mouros provenientes do norte de África. Em 1147 os cristãos a reconquistariam graças ao primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques, e ao seu exército de cruzados. A cidade tornou-se capital do reino em 1255 devido à sua localização estratégica. De Lisboa partiram numerosas expedições na época dos descobrimentos (séculos XV a XVII), como a de Vasco da Gama em 1497-1498, reforçando também com este feito, a condição de grande porto e centro mercantil na Europa ávida por ouro e especiarias. A Lisboa pós-Restauração é uma cidade cada vez mais dominada pelas ordens religiosas Católicas. Mais de 40 conventos são fundados na cidade em adição aos 30 já existentes.

Existem em Lisboa mais de uma centena de parques, jardins, quintas e tapadas, entre eles o Parque Eduardo VII, o Parque Florestal de Monsanto, o Jardim Botânico da Ajuda, o Jardim Botânico de Lisboa, o Jardim da Estrela, a Tapada da Ajuda, entre muitos outros atrativos. O Parque Florestal de Monsanto é o maior e mais importante parque da cidade, chamado o seu “Pulmão Verde” ao ser a única grande floresta em Lisboa.

Praça do Comércio – também conhecida como Terreiro do Paço, é uma das praças mais majestosas de Lisboa e foi, em tempos, a principal entrada marítima da cidade. Ainda hoje pode ver a escadaria em mármore que sai do Rio Tejo em direção à Praça do Comércio. No lado norte, a praça é centrada por um impressionante arco que conduz à Rua Augusta, uma das principais áreas de comércio pedestre da baixa de Lisboa. O arco está decorado com estátuas de personalidades históricas, como Vasco da Gama (marinheiro português) e Marquês do Pombal (responsável pela reconstrução de Lisboa depois do grande terremoto). É também nesta praça que encontra o café mais antigo de Lisboa: o “Martinho da Arcada” abriu as portas com candeeiros que ainda funcionavam a petróleo, passando depois para a iluminação a gás e muito mais tarde para a eletricidade. O “Martinho da Arcada” viveu as grandes revoluções dos últimos dois séculos e recebeu à sua mesa clientes como Bocage, Fernando Pessoa e Amália. No centro da Praça do Comércio encontra-se a estátua do Rei José I.

Torre de Belém – construída estrategicamente na margem norte do rio Tejo, entre 1514 e 1520, para defesa da barra de Lisboa, é uma das jóias da arquitetura do reinado de D. Manuel I. A Torre de Belém é um referente cultural, um símbolo da especificidade do país que passa pelo diálogo privilegiado com outras culturas e civilizações. Guardiã da nossa Individualidade e Universalidade, viu este estatuto confirmado quando, em 1983, foi classificada pela UNESCO como “Patrimônio Cultural de toda a Humanidade”.

O Castelo de S. Jorge – Monumento Nacional integra a zona nobre da antiga cidadela medieval, constituída pelo castelo, os vestígios do antigo paço real e parte de uma área residencial para elites. A fortificação, construída pelos muçulmanos em meados do século XI, era o último reduto de defesa para as elites que viviam na cidadela: o alcaide mouro, cujo palácio ficava nas proximidades, e as elites da administração da cidade, cujas casas são ainda hoje visíveis no Sítio Arqueológico. Com a integração de Portugal na Coroa de Espanha, em 1580, o Castelo de S. Jorge adquire um caráter funcional mais militar, que se manterá até ao início do século XX. Com as grandes obras de restauro de 1938-40, redescobre-se o castelo e os vestígios do antigo paço real. No meio das demolições então levadas a cabo, as antigas construções são resgatadas.

É a segunda vez que a turminha da Camerata Ivoti visita a linda Lisboa. A recepção durante a Turnê de 2014 foi muito calorosa e deixou as portas abertas para a volta do grupo em 2016.

Desejamos a todos os integrantes do grupo uma ótima estadia em Portugal!

CHEGAMOS!!!

Queridas famílias e amigos,

a turminha da Camerata chegou muito bem em Lisboa.

O avião aterrissou às 11:30 e, em seguida, fomos para o Hotel Americano, no bairro do Rossio, centro de Lisboa! Todos cansados, mas felizes, fomos almoçar em grupos, cada grupo escolhendo suas preferências.

Às 16h seguimos para o Instituto Superior de Economia e Gestão, onde aconteceu o primeiro concerto da Turnê.

De volta ao hotel, novamente em grupos, sempre com um responsável, saímos para jantar. O Hotel Americano fica bem no centro, perto de mercados, restaurantes, lancherias, comida para todos os gostos, mas claro que peixes e frutos do mar são a especialidade!

Por hoje é isso amigos, todos agora vão para seu merecido descanso, e amanhã a turnê continua!

Abraços para todos!

SEGUNDO DIA DE TURNÊ!

Bom dia a todos!

Após uma merecida noite de descanso, nossa turma terá pela frente um dia para passeios pela bela Lisboa.

Desejamos a todo o grupo um ótimo sábado. Aproveitem muito!

Ficamos no aguardo de novas imagens e relatos das aventuras do dia, que logo serão compartilhados aqui no Blog.

Abraços para todos, com carinho das

Famílias Corujas

Famílias Corujas

DIA DE PASSEIOS

Amigos,

o dia começou com chuva, mas nada nos impede de conhecer Lisboa!

Já visitamos a Torre de Belém, o Monumento em homenagem aos grandes conquistadores portugueses, o Mosteiro dos Jerónimos, e agora uma paradinha para saborearmos os famosos e deliciosos Pastéis de Belém!

Logo o passeio continua! image

 

 

CONHECENDO LISBOA!

Como já contamos no post anterior, nosso dia foi de passeios, conhecer a cultura e encantos de Lisboa.

Logo depois do café da manhã, todos reunidos, debaixo de uma leve chuvinha, tomamos o ônibus da Linha Vermelha, que faz o City Tur.

Conhecemos:

a Torre de Belém

O Monumento em Homenagem aos Grandes Descobridores Portugueses

o Mosteiro dos Jerónimos

e provamos os deliciosos Pastéis de Belém.

Tomamos novamente o ônibus, que seguiu pelas ruas de Lisboa, contando sua história, até chegarmos no nosso ponto final: a Praça do Rossio.

Depois de 6 horas de passeio, a turminha se dividiu em grupos, alguns voltaram para o hotel, outros ainda passearam pelas redondezas, algumas comprinhas, todos muito felizes.

Agora, mais uma noite de descanso, um sono tranquilo, e amanhã vamos fazer outro roteiro turístico, começando pelo Oceanário de Lisboa.

Abraços para todos,

ÚLTIMO DIA DE LISBOA!

Bom dia!

A turma da Camerata Ivoti inicia seu último dia em solo luso. Como despedida de Lisboa, a turma fará mais passeios pelos principais pontos turísticos da cidade.

Aguardamos com alegria as notícias e as novas imagens que registram as aventuras do grupo durante o dia de hoje. Além dos muitos brasileiros que acompanham os passos da turma, já há acessos ao Blog em diversos países.

Convidamos a todos para continuarem apreciando os registros da Turnê que está apenas começando e que, certamente, ainda reserva muitas alegrias e aventuras para todos.

Ao grupo, desejamos um ótimo dia. Aproveitem ao máximo cada momento!

Abraços para todos,

Famílias Corujas

Famílias Corujas

DO MAR, AO ALTO DA COLINA!

 Olá amigos,

Na manhã desse domingo fomos conhecer o mundo dos oceanos e peixes.

A visita ao Oceanário de Lisboa foi incrível, todos adoraram!

Depois de muitos peixes, algas, estrelas do mar, pinguins e muita água, voltamos para o hotel.

Nos organizamos em grupos, fomos almoçar e em seguida um dos grupos visitou o Castelo de São Jorge, que fica no alto de uma colina, com vista panorâmica para a cidade. Apesar da garoa e do vento forte, a visita foi realmente apaixonante! Conheçam um pouco mais no site http://castelodesaojorge.pt/historia/

PRÓXIMO DESTINO: ALEMANHA!

Bom dia a todos!

A Turnê da Camerata Ivoti segue seu roteiro.

Apesar de breve, o período em Lisboa foi intenso e muito bem aproveitado pelo grupo brasileiro. Foram três dias na capital portuguesa com a apresentação de um Concerto, visitas e passeios a vários dos seus principais pontos turísticos. A turma teve a oportunidade de conhecer mais da história de Lisboa e, é claro, degustar um pouco da gastronomia típica portuguesa.

Lisboa fica para trás, mas o grupo leva na bagagem ótimas e gratificantes recordações!

É hora de trocar de idioma. O português dá lugar ao alemão. A segunda etapa da Turnê terá passagem por várias cidades da Alemanha. A porta de entrada é a bela e grande HAMBURG!

A manhã de hoje será de viagem, recepção e acomodação do grupo brasileiro em solo alemão. Desejamos a todos uma ótima viagem e aguardamos ansiosos pelos primeiros relatos e registros da chegada na bela Hamburg!

Guten Morgen Deutschland!!!

SOBRE HAMBURG – ALEMANHA

Cidade-estado localizada no norte da Alemanha, às margens do Rio Elba. É considerada a porta de entrada da Alemanha para o resto do mundo, por ter o maior porto do país, e o segundo mais movimentado da Europa. Ela também é conhecida como a “Veneza do Norte” por causa dos inúmeros canais que cortam a cidade.Tem 1,7 milhões de habitantes e é a segunda maior cidade da Alemanha.

Hamburgo foi assim denominada devido à primeira construção no local, um castelo construído por ordem do Imperador Carlos Magno no ano 808. O castelo foi construído num leito rochoso no pântano entre os rios Alster e Elba como defesa contra incursões eslavas.

Em 845 uma frota de 600 navios vikings subiu o rio Elba e destruiu Hamburgo, na época um povoado de cerca de 500 habitantes. Dois anos depois, Hamburgo foi unida ao Arcebispado de Bremen como Bispado de Hamburgo-Bremen.

Em 983, a cidade foi destruída pelo Rei Mstivoj de Obodrites. Em 1030, a cidade foi incendiada pelo Rei Miecislau II da Polônia. Depois de outros ataques em 1066 e 1072 o Bispado mudou-se definitivamente para Bremen. Hamburgo sofreu vários incêndios de grande porte, principalmente os de 1284 e 1842.

Em 1842, cerca de 1/4 da cidade foi destruída por um grande incêndio, que se iniciou na noite de 4 de maio e só foi extinto a 8 de maio daquele ano. O incêndio destruiu três igrejas, a prefeitura, e inúmeros outros prédios. A reconstrução da cidade demorou mais de 40 anos.

Hamburgo experimentou seu mais rápido crescimento durante a segunda metade do século XIX quando a população mais do que quadruplicou, chegando aos 800 mil habitantes, à medida que o comércio marítimo transformou-a no terceiro maior porto da Europa.

Porto de Hamburg

Porto de Hamburg

Tendo Albert Ballin como seu diretor, a empresa Hamburg-America se tornou a maior empresa de navios transatlânticos do mundo na virada do século, e Hamburgo também se tornou sede de empresas que faziam linhas para a América do Sul, África, Índia e Extremo Oriente. Hamburgo tornou-se uma metrópole cosmopolita baseada no comércio mundial. Era também o porto para a maioria dos alemães e europeus do leste que emigravam para o Novo Mundo, e se tornou lar de comunidades comerciais de todo o mundo.

Durante a Segunda Guerra Mundial Hamburgo sofreu uma série de bombardeios devastadores, que mataram 42 000 civis. Por causa disto, e devido às novas diretrizes do zoneamento urbano da década de 1960, o centro da cidade perdeu muito de sua antiga arquitetura. De 1938 a 1945 um campo de concentração nazista foi estabelecido no distrito de Neuengamme. Alguns de seus prédios foram preservados, e o local hoje serve de memorial.

Após a Segunda Guerra Mundial a Alemanha perdeu as suas colônias e Hamburgo perdeu muitas de suas rotas comerciais. A Cortina de Ferro — apenas 50 km a leste da cidade — separou-a de muitas de suas rotas de acesso por terra, e assim reduziu seu comércio total.

Após a reunificação alemã em 1990 e o acesso de alguns países do Báltico e do Leste Europeu à União Europeia em 2004, o porto de Hamburgo e a cidade passaram a ambicionar o retorno ao seu antigo prestígio, como o maior porto de águas profundas da região para navios transportadores de contentores, e o principal centro de comércio da região.

Hamburgo tem importantes exemplos de arquitetura em prédios de variados estilos. Há apenas uns poucos arranha-céus. Igrejas como a de São Nicolau, o mais alto edifício do século XIX, são importantes marcos. No horizonte de Hamburgo vislumbram-se as cúpulas das principais igrejas (Hauptkirchen) (São Miguel, São Pedro, São Tiago e Santa Catarina) cobertas por grandes telhados de cobre.

Os muitos canais de Hamburgo são cruzados por mais de 2500 pontes, mais do que Amesterdã e Veneza somadas. Hamburgo tem mais pontes em seu perímetro urbano que qualquer outra cidade no mundo. As pontes Köhlbrandbrücke, Freihafen Elbbrücken e Lombardsbrücke são importantes vias de tráfego.

Köhlbrandbrücke

Köhlbrandbrücke

Hamburgo tem orgulho de ser conhecida como uma das cidades que fizeram parte da Liga Hanseática (entre os séculos XIII e XVII) e hoje é um estado independente. Uma cidade linda, maravilhosa, inesquecível.

A HafenCity Hamburg – é um projeto de regeneração urbana onde os antigos armazéns do porto de Hamburgo estão sendo substituídos por escritórios, hotéis, lojas, edifícios oficiais, e áreas residenciais. O projeto é um dos maiores planos de reconstrução da Europa pela massa de terra (aproximadamente 2,2 km²).

No novo bairro de HafenCity, ligado à cidade pelo incomparável conjunto arquitetônico dos antigos armazéns da “Speicherstadt”, uma arquitetura impressionante reúne o passado à modernidade e o charme marítimo ao perfil da grande cidade. Junto a torres de escritórios já concluídas, com um aspecto futurista nas fachadas de vidro e aço, ainda se vêem guindastes e escavadeiras em vários lugares, uma atmosfera particularmente dinâmica.

Dez quarteirões, em parte muito diferentes, formam o novo HafenCity, cada um com uma identidade inconfundível e design moderno. Em torno do porto de Sandtorhafen surgiu um conjunto que apresenta um contraste particularmente marcante: residências modernas, com fachadas nobres de vidro, alinham-se em torno do antigo cais, onde vale a pena visitar um porto de barcos tradicionais com veleiros e navios a vapor, que convidam a passeios e descobertas.

HafenCity

HafenCity

CURIOSIDADES SOBRE ALEMANHA – BRASIL

No século XIX e início do século XX, milhões de pessoas deixaram a Europa para ter uma vida melhor no novo mundo através do porto de Hamburgo, inclusive nossos antepassados.

Christian Mathias Schroeder foi um senador hamburguês que muito investiu financeiramente (visando lucros) por volta dos meados do século XIX no desenvolvimento da colônia Dona Francisca, que hoje é conhecida como a cidade de Joinville, localizada no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil.

município de Schroeder, uma cidade vizinha de Joinville, obteve seu nome a partir do nome do acionista hanseático acima citado. Portanto, Christian Mathias Schroeder faz parte da própria história de Santa Catarina e do Brasil.

Vale notar que muitos alemães oriundos da cidade de Hamburgo, inclusive de outras regiões vizinhas do norte da Alemanha, imigraram para o Espírito SantoParanáSanta Catarina e Rio Grande do Sul, etc. Algumas das características singulares deste povo que contribuíram ao Brasil foram a sua religiosidade (principalmente o luteranismo), o seu idioma pomerano, também chamado de Plattdüütsch (ou de Plattdeutsch no alemão oficial) e a sua incansável industrialidade, seja no meio agrícola ou citadino.

A cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul/Brasil, inicialmente se chamou Hamburger Berg (Morro dos Hamburgueses), a qual mais tarde viria a se denominar Hamburgo Velho. Quando os engenheiros britânicos construíram a primeira estrada de ferro do estado do Rio Grande do Sul, em 1876, a qual partia da capital estadual, Porto Alegre, passando a uns três quilômetros de Hamburger Berg, um novo núcleo populacional hamburguês se formou no local, Neue Hamburg (em alemão), ou seja, Novo Hamburgo.

A visita da Camerata Ivoti a Hamburg se dá por intermédio da empresa Hamburg Süd, uma das empresas apoiadoras dos projetos da Ascarte.

Hamburg Süd é uma transportadora marítima alemã, fundada em 1871, com o nome de Hamburg-Südamerikanische Dampfschifffahrts-Gesellschaft (em português: Sociedade Hamburgo-Sul-Americana de Navegação e Navios a Vapor, mais tarde abreviadamente Hamburg Süd ou HSDG).

A Hamburg Süd foi uma das companhias de navegação mais importante para o desenvolvimento da imigração alemã para o Brasil, pois muitos imigrantes viajaram em seus navios, a partir de 1876, até 1903. Também foi uma das acionistas majoritárias da Cia. Colonizadora Hanseática, que desenvolveu a colonização alemã no estado de Santa Catarina.

Duas vezes, nas duas guerras mundiais, a Hamburg Süd perdeu a totalidade de seus navios, que foram confiscados pelos vencedores dos conflitos, como indenização de guerra. Ambas as vezes a companhia reiniciou sua frota do zero.

Em 2003 a Hamburg Süd adquiriu o controle acionário da Aliança Navegação e Logística Ltda. & Cia., uma pequena, mas tradicional companhia privada de navegação brasileira, do grupo Fischer. Além da frota própria original da Aliança, que era composta de treze navios (onze contêineires e dois de granéis), a empresa passou a utilizar espaço dos navios da Hamburg Süd.

A Hamburg Süd pertence desde 1955 ao Grupo Oetker, e tem hoje 120 navios próprios. A operação brasileira (longo curso e cabotagem) utiliza 15% dessas embarcações.

ESTAMOS NA ALEMANHA!

Primeira parada: Hamburg!

Olá amigos,

nosso dia começou bem cedinho, às 05h já estávamos todos reunidos no saguão do Americano Hotel para começarmos nossa viagem de Lisboa para Hamburg. Mesmo tendo estado poucos dias em Lisboa, conhecemos vários pontos turísticos, e a cidade deixará saudades!

Nosso voo até Hamburg teve duração de 3 horas, às 12:15 desembarcamos para uma temperatura de 2°C, sim, 2°C. Todos animados, pois aqui começa a segunda etapa da nossa Turnê.

Hamburg é uma cidade portuária, com muitas empresas e um comércio muito variado.

Depois do check in no Hotel Novum, o primeiro passeio: conhecer Ballinstadt – O museu do emigrante.

A maioria dos integrantes da Camerata Ivoti é de origem alemã, e todos puderam ver a história dos seus antepassados que deixaram a Alemanha de navio, eu busca de uma nova vida.

Em seguida, de trem, fomos até a Estação Central, Hauptbahnhof, onde, em grupos, jantamos e conhecemos um pouco de centro da cidade.

De volta ao hotel, agora é hora de descanso, um bom sono, para repor as energias.

Amanhã é dia de Concerto na empresa Hamburg Süd, e mais passeios….

Até lá,

abraços para todos

PS: Pais, todos estão muito bem!!!

HOJE TEM CONCERTO!

Bom dia a todos que nos acompanham!

A agenda de compromissos e passeios da Camerata Ivoti segue por Hamburg.

O frio obriga a todos andarem bem agasalhados, mas hoje é dia de Concerto! Hora de afinar os instrumentos e aquecer a todos com a alegria da música.

Desejamos um ótimo dia a todo o grupo!

Abraços a todos,

Famílias Corujas

NA EMPRESA HAMBURG SÜD

Boa noite amigos e familiares,

nosso dia em Hamburg foi muito bom.

Começou às 10:30, quando todos juntos seguimos de trem até o centro da cidade, onde fica a sede mundial da empresa Hamburg Süd, uma das patrocinadoras do projeto de música da Ascarte/IEI. Muito bem recebidos pelas Sras. Graumann e Vogt, deixamos os instrumentos guardados e fomos passear no centro.

Hoje foi dia de procurarmos pelos chips de internet, para que todos tenham acesso e possam manter contato com os familiares.

Isso resolvido, voltamos para a empresa, onde almoçamos e, às 17h, aconteceu o concerto para aproximadamente 70 colaboradores.

Após o concerto, uma breve confraternização. Em seguida, voltamos para o hotel, onde nossas camas nos esperam para uma boa noite de descanso!

Assim que chegamos ao hotel, recebemos a informação de que o motorista do ônibus, que de amanhã em diante será nosso meio de transporte, Sr. Markus Ruggiero, já está a postos!

Amanhã o dia começa cedinho. O café está marcado para as 6:30 e nossa saída para as 07:30, rumo Bielefeld!

Até lá,

abraços de toda turma!

CHEGOU A VEZ DE BIELEFELD!

Bom dia!

Depois das belezas e da hospitalidade encontradas em Hamburg, a Turnê segue adiante.

Os amigos de Bielefeld receberam a Camerata Ivoti nas Turnês de 20062008 e 2010. E estiveram em visita ao Brasil, na cidade de Ivoti, estado do Rio Grande do Sul, em outubro de 2014. Essa parceria e amizade certamente é garantia de um agradável e saudoso reencontro entre brasileiros e alemães.

Serão apenas três dias de estadia na cidade, mas a programação será intensa. Imensa alegria, espírito de integração e vários Concertos fazem parte do roteiro de Bielefeld!

Bielefeld, a Camerata Ivoti está a caminho!!!

CIDADE DE BIELEFELD

A primeira menção da cidade ocorreu no ano de 1214, partindo do Conde Hermann von Ravensberg e do Mosteiro Marinenfeld. Devido à posição privilegiada a cidade cresceu rapidamente, sendo que a mesma se situava no centro de vários caminhos mercantis da época. Com o crescimento a cidade logo se tornou o centro de economia e negócios do Condado de Ravensberg. Antigamente, como de costume na época, a única maneira de entrar na cidade era através do portão central, uma vez que a cidade era, por motivos de segurança, completamente cercada de muros e buracos d’água.

Um fato interessante é o de que Bielefeld era acessível antigamente somente durante o dia, pois o portão da cidade era fechado durante a noite, permanecendo assim até o dia seguinte. O “cartão postal” da cidade era o Centro de Negócios, hoje o Mercado Antigo, a Câmara Municipal e a Igreja Nicolai, situada na “cidade antiga” (Altstadt).

Castelo Sparrenburg começou a ser erguido em 1293, juntamente com a parte nova da cidade (Neustadt). Fica situado nas proximidades do centro da cidade. É a construção mais famosa de Bielefeld, e por isso se tornou o símbolo da mesma. Possui uma torre de 37m. Além disso, há na parte subterrânea do castelo corredores e salas, que podem ser visitados por turistas. A torre também pode ser visitada durante o período de Abril até Outubro, nos demais meses ela é fechada ao turismo devido ao clima. Em Setembro de 2006 o Sparrenburg ficou no 17° lugar em um campeonato feito pela ZDF que selecionou os lugares preferidos dos alemães.

Castelo Sparrenburg

Castelo Sparrenburg

Foi no período da industrialização (1700-1900) que surgiu a Ravensberger Spinnerei (Indústria Téxtul de Ravensberg), na época uma das maiores indústrias européias do ramo. Muitos comerciantes souberam usar as liberdades concedidas pelo senhor feudal na nova cidade, marcando desde o início os rumos que Bielefeld tomaria. O comércio com tecidos e linho, artigos muito procurados na época, deu à cidade um grande prosperidade, cujo testemunho se encontra ainda hoje na praça Alte Markt, na antiga prefeitura e na igreja Nicolaikirche, no centro histórico.

Atualmente com 325 mil habitantes, Bielefeld é uma cidade expressiva no ramo de engenharia mecânica, sendo o quinto maior local de produção e construção de máquinas da Alemanha. A transformação de cidade comercial para industrial também marcou o perfil da cidade: surgiram novos bairros residenciais, com seus edifícios característicos de dois a três andares. Prédios representativos, como a nova prefeitura e o teatro, o correio ornamentado com motivos renascentistas e a estação ferroviária em estilo “art-noveau”, surgiram nos primeiros anos do século XX.

No ano de 1930 foi construída a Rudolf-Oetker-Halle, uma sala de concertos extraordinária, cuja arquitetura muda entre o classicismo e a escola da Neue Sachlichkeit, que prima pelo racionalismo, e que ficou famosa por sua acústica. No final do século XX, novas obras vieram acentuar a importância cultural da cidade: Kunsthalle, Stadthalle, Seidensticker Halle e o Historisches Museum e o Museum Huelsmann, instalados na Ravensberger Spinnerei, uma antiga tecelagem.

Sala de Concertos Rudolf-Oetker-Halle

Sala de Concertos Rudolf-Oetker-Halle

Após a derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial, uma boa parte de Bielefeld se encontrava em ruínas, diversos monumentos e construções históricas foram destruídos. Devido à reconstrução a cidade se modificou muito e ganhou uma cara nova. O setor industrial, que se encontrava em uma situação extremamente difícil, foi com o tempo se fortalecendo e houve então um forte momento de prosperidade na economia da cidade.

Desde 1969, Bielefeld tornou-se também cidade universitária. A maior das seis universidades da cidade fica à beira da floresta de Teutoburgo; ponto de encontro principal e destaque arquitetônico é o saguão de 300 metros de comprimento, a Große Halle. Destaques bem diferentes são as festas tradicionais realizadas em Bielefeld. Em maio, acontece no centro histórico a festa popular de Leineweber-Markt, que dura vários dias, e em julho, é a vez da festa medieval no castelo de Sparrenburg, sem esquecer da festa do vinho, em setembro, também no centro histórico. O ano termina tradicionalmente com a Feira de Natal, que é realizada no centro histórico, emoldurada por mais de 100 casas de enxaimel decoradas especialmente para a festa.

Leineweber-Markt

Leineweber-Markt

HOJE TEM FESTA NA TURNÊ!

A programação oficial do grupo da Camerata Ivoti segue normalmente, mas hoje inclui uma comemoração especial. É hora de abraçar e cantar para a Mara, a mãe acompanhante da turma, que hoje festeja seu Aniversário!

Arquivo 13-01-16 07 16 22

Parabéns, querida Mara! Que o seu dia seja especial. Desejamos muitas alegrias hoje e sempre.

FELIZ ANIVERSÁRIO!!!

Receba o carinho e o abraço de todas as

Famílias Corujas

REENCONTRO DE AMIGOS!

Boa noite, amigos e familiares!

Seguem algumas breves notícias do primeiro dia da nossa turma em Bielefeld:

A saída de Hamburg, com o ônibus que ficará a disposição do grupo, foi pontualmente às 7:36h (horário local). A viagem até Bielefeld foi bem tranquila e teve duração de 3h.

O ponto de encontro foi na Jakobuskirche, às 10:30h, onde todos foram carinhosamente recepcionados por Gottfried. Alegria total. A turma já se sentia “em casa” de novo.

Depois de instalados na Gemeindehaus, os alunos ficaram nas salas de jogos (com ping pong, fla flu, sinuca) enquanto aguardavam pelo almoço, gentilmente preparado por duas senhoras da comunidade. Sopa de abóbora e gulasch (receita alemã de sopa de carne). Uma delícia! Como acompanhamento, um donuts e uma xícara de café ou de chá para completar.

Os integrantes do grupo que estão pela primeira vez em Bielefeld, foram conhecer a Sparrenburg, a fortaleza que nos dias de hoje é um dos principais pontos turísticos da cidade e local de festas e comemorações.

De volta à Gemeindehaus, os hospedeiros da turma chegaram por volta das 17h para buscar a todos e dividir os grupos. Depois da despedida, cada grupinho foi com suas famílias para programação individual nas casas onde ficarão hospedados.

O reencontro de todos está marcado para as 9:30h de amanhã, na Gemeindehaus, de onde o grupo segue para a apresentação de um Concerto numa escola local. Novos passeios também fazem parte da programação de amanhã.

E assim o grupo segue feliz e tranquilamente seu roteiro. A neve ainda não deu as caras, mas o friozinho, esse sim sempre presente!

E assim, devidamente instalados junto aos seus hospedeiros, nesse primeiro dia de Bielefeld, todos vão para seu merecido descanso. Amanhã tem mais!!!

Até amanhã! Abraços para todos.

PRIMEIRA SEMANA DE TURNÊ!

Bom dia!

Queridos filhos, professores e mães acompanhantes da 6ª Turnê da Camerata Ivoti!

Uma semana de Turnê! Sim, já faz uma semana. Muitas experiências boas já vividas e outras tantas ainda por vir nessas três semanas que restam para completar o roteiro de 2016.

Para nossa alegria, cada contato individual, cada publicação de imagens e relatos no Blog das Famílias Corujas, tem oportunizado acompanharmos de perto, não apenas aqui do Brasil, mas de várias partes do mundo, a programação diária da Turnê.

As saudades dão espaço para o sentimento de satisfação e orgulho pelo trabalho musical que está sendo levado e apreciado em vários países da Europa.

Parabéns a todos. E em nome de todas as Famílias Corujas, desejamos que as próximas três semanas sejam de muito mais sucesso e realização para todo o grupo!

Aproveitem muito!!! Continuaremos aqui, diariamente, acompanhando as novidades e aventuras da turma.

Abraços para todos, com carinho, das

Famílias Corujas

Famílias Corujas

ÚLTIMO DIA EM BIELEFELD!

Bom dia!!

O grupo da Camerata Ivoti inicia seu último dia junto aos queridos amigos de Bielefeld. A programação final inclui mais concertos didáticos junto a outra escola local, momento no qual mais crianças e jovens alemães terão a oportunidade de interagir com o grupo brasileiro. À noite, como despedida, haverá o Concerto final na Jakobuskirche. Amanhã, cedo, o grupo brasileiro segue seu roteiro, que tem como próxima parada a cidade de LEICHLINGEN.

Nosso Blog continua acompanhando e registrando o dia a dia da Turnê. Para alegria de todos, além dos muitos acessos do Brasil e da Alemanha, nossa página conta com visualizações de vários países, como EUA, Holanda, Austrália, Canadá e Itália.

Desejamos a todos um ótimo dia!

P.S.: Querida turminha… aqui do Brasil, ficamos felizes e aliviados por, mesmo que “suportáveis”, já existirem ao menos alguns vestígios de saudades de casa… hehehehehehehe

Abraços apertados para todos, com muito carinho das

Famílias Corujas

Famílias Corujas

TCHAU BIELEFELD!

Amigos, hoje é nosso último dia em Bielefeld. Uma cidade que sempre nos recebe de braços abertos!

Pela manhã visitamos a Kuhlo Realschule, onde a Camerata se apresentou em 2 concertos didáticos, e participou da cerimônia de assinatura de uma parceria entre a escola e uma empresa.

Almoçamos na Gemeindehaus, massas com vários tipos de molho, delícias! E em agradecimento pelo carinho e atenção com que as duas senhoras da comunidade sempre prepararam nossos almoços, música e uma foto para ficar na lembrança!

À tarde visitamos o Museu da Cidade, que conta sua história, e como aconteceu seu crescimento a partir da produção de linho.

De volta à igreja Jakobuskirche, a turminha se preparou para o concerto, que aconteceu às 19h.

Foi um concerto muito alegre e festivo, com o encontro de muitos amigos alemães que já nos receberam aqui anteriormente, ou que já estiveram no Brasil em 2014!

E como de costume, depois do concerto, a confraternização!

Liebe Freunde, morgen sehen wir uns in Leichlingen,

Tschüss!!

HOJE É DIA DE CONHECER LEICHLINGEN!

Bom dia a todos!

Depois da calorosa recepção dos amigos e hospedeiros de Bielefeld, é hora da turma seguir viagem. Nesta manhã, o grupo segue para a cidade de Leichlingen, aonde também permancerá hospedado pelo período de três dias. É a primeira vez que a Camerata Ivoti visita a cidade alemã, o que deixa o grupo curioso e ansioso por conhecer tanto o local quanto seus novos amigos hospedeiros.

Aqui do Brasil, desejamos a todos uma ótima viagem e aguardamos pelos relatos e primeiras imagens desse novo roteiro da Turnê!

Vamos conhecer um pouco mais sobre Leichlingen?

A cidade alemã de Leichlingen localiza-se no distrito de Rheinisch-Bergischer Kreis, região administrativa de Colônia, estado da Renânia do Norte-Vestfália.

Um dos principais pontos turísticos é o Castelo Haus Vorst, localizado no sul da cidade Leichlingen. A história da Haus Vorst começa presumivelmente no século 11. Nos séculos seguintes, ele serviu como um albergue para cavaleiros, até ser queimado por tropas francesas em 1795. Depois disso, foi usado como um abrigo para caçadores. A torre arredondada, localizada no pátio do sul, foi construída entre os anos 1832-1834.

Em 1948, o pintor Werner Peiner adquiriu e restaurou o castelo. Até sua morte, usou os cômodos como atelier. O castelo, que em 1984 entrou para a lista de monumentos da cidade de Leichlingen, era propriedade da família Albanus até 2014. Em 2015 foi vendido a um empresário de Düsseldorf que usa o castelo como residência, e não mais permite o acesso do público.

Pelo fato da Escola de Música da cidade Leichlingen ter estado sob direção brasileira de 1980 a 1985, estabeleceram-se relações estreitas entre personalidades e instituições relacionadas com a Pedagogia e a Educação Musical na Alemanha e o Brasil.

Escola de Música de Leichlingen

Escola de Música de Leichlingen

Vinculando-se a Escola de Música de Leichlingen à organização-teto das escolas de música alemã, foi sobretudo através dessa instituição e de seus órgãos, iniciativas e programas que se processaram interações.

Sob a direção brasileira, a Escola de Música de Leichlingen passou a ter uma orientação teórico-cultural e educativa que a diferenciou de outras escolas de música alemãs, marcada por um estreito relacionamento com estudos músico-culturais e pedagógicos comparados. As preocupações dirigiram-se à atualização e adequação do ensino musical às condições de diversidade cultural intensificada no presente.

A partir da Semana Alemã-Brasileira de 1982, realizada após um ano de fundação da Sociedade Brasileira de Musicologia, o Forum de Leichlingen passou a sediar a representação européia dessa entidade, recebendo a visita de vários pesquisadores, regentes e instrumentistas brasileiros.

Esses estreitos elos entre o ensino musical na sua praxis e a pesquisa de processos educativos e formativo-culturais tiveram prosseguimento em semanas referenciadas segundo a França, os Estados Unidos e a Áustria.

HALLO LEICHLINGEN!

Liebe Familien und Freunde,

hoje foi um dia muito especial, VIMOS NOSSA PRIMEIRA NEVE!!!

heute war ein wunderbar schöner Tag, wir haben Schnee gesehen!

Enquanto nos encontrávamos na Gemeindehaus e colocávamos nossas malas no ônibus, começou a nevar!

Foi festa!!

A saída foi já com sentimento de saudade, pois as famílias foram muito queridas e, como sempre, receptivas!

Die Gastfamilien in Bielefeld waren sehr freundlich, danke schön!

A viagem de 3 horas até Leichlingen foi muito tranquila, com um pouco de chuva.

Chegamos às 11h e fomos recebidos pelo professor da escola de música de Leichlingen e pelo querido Ulli Priebus, que esteve em Ivoti em 2014 com o Coro Cantus Bielefeld.

Um 11h sind wir in Leichlingen angekommen, und wurden von Herrn Priebus begrüßt. Er war in Ivoti mit dem Chor Cantus Bielefeld in 2014.

Todos distribuídos aos seus hospedeiros, a tarde foi livre com as famílias.

Às 19h nos encontramos na Jugendhaus, um local de encontro da juventude de Leichlingen, onde a turminha se encontrou, jogou ping pong, sinuca, e colocou as novidades em dia!

Um 19h haben wir uns im Jugendhaus getroffen, es war sehr schön!

Um dia tranquilo, em que todos aproveitaram para colocar as energias em dia!

Uma boa noite de sono, e amanhã dormir mais um pouco, pois é domingo!

Bjos para todos, bis Morgen

CURTINDO O FRIO DE LEICHLINGEN!

Bom dia!

Depois de vários dias de programação intensa e de acordar cedo, nossa turminha terá uma manhã para descansar. Hoje será permitido dormir um pouco mais, afinal é domingo!!!

Todos terão a manhã livre junto às famílias hospedeiras. À tarde, se reúnem para um ensaio antes do Concerto da noite.

Como vimos, todos felizes com o primeiro evento de neve! E se em Leichlingen a previsão é de temperaturas negativas nos próximos dias, aqui no Brasil, na nossa terrinha, Rio Grande do Sul, a previsão é de muito sol e calor para os próximos dias, com temperaturas sempre acima de 30ºC, beirando os 40ºC em alguns deles.

Seja no frio ou no calor, um ótimo domingo a todos!

Até logo mais, com as notícias do dia. Abraços das

Famílias Corujas

Famílias Corujas

UM DOMINGO ESPECIAL!

Queridas famílias e amigos,

Liebe Familien und Freunde,

nosso domingo foi realmente muito especial. Pela manhã a neve nos presenteou com seus floquinhos branqueando o chão, os telhados e as árvores. A paisagem ficou muito linda.

unser Sonntag war etwas ganz BesonderesAm Morgen hat  Schnee denBoden, die Dächer und die Bäume geschmücktDie Landschaft war sehr schön.

E com a neve, nada melhor do que um bom café da manhã, e logo depois brincar na neve, patinar no gelo!

 

Depois da diversão, o concerto.

Nach dem Spaß kommt das Konzert.

Às 15h a turminha se reuniu na Städtliches Gymnasium Leichlingen, onde ensaiaram com os alunos da escola de música daqui, e às 18h teve início o concerto.

O concerto foi especial, todos os instrumentistas ganharam uma rosa do Sr. Priebus!

Das Konzert war speziell, alle Instrumentalisten bekammen eine Rosevon Herrn Priebus!

Também esteve presente no concerto o Sr. Ulrich Renner, contato do professor Irving na sua primeira estada na Alemanha, ainda nos anos 90. Um reencontro memorável!

In diesem Konzert hat Herr Feldens wieder Herr Ulrich Renner,  den Kontakt in seinem ersten Aufenthalt in Deutschland, noch in den 90 er Jahren, getroffen. Ein unvergesslichen Wiedersehen!

O concerto deixou todos muito felizes, a receptividade foi incrível, e os convites para voltarmos em dois anos já estão chegando!

Depois de mais um concerto, o merecido descanso.

Amanhã mais concertos didáticos, e passeios pela região,

até lá

abraços, Grüße

ÚLTIMO DIA EM LEICHLINGEN!

Bom dia!

Depois de um domingo de descanso e diversão, com paisagens embelezadas pelo branco da neve, nossa turma está com as energias recarregadas para o terceiro e último dia na receptiva cidade de Leichlingen.

Hoje, além da realização de mais concertos didáticos com alunos de uma escola de Leichlingen, o dia será também de passeios para a turma da Camerata Ivoti. A cidade a ser visitada é Köln.

Vamos conhecer um pouco sobre a cidade?

Vista de Köln

Köln (ou Colônia) foi fundada pelos romanos e possui mais de dois mil anos de história. Conhecida por sua catedral gótica – a mais popular da Alemanhae uma das mais famosas da Europa – a cidade fica às margens do rio Reno e é uma das maiores da região da Renânia do Norte-Vestfália.

A quarta maior cidade da Alemanha tornou-se um importante centro de comércio, possui um famoso carnaval e noites agitadas. A famosa catedral com suas torres gêmeas domina a paisagem, mas a cidade abriga ainda 12 igrejas românicas e inúmeras atrações imperdíveis.

A catedral, com suas torres gêmeas em espiral, sobreviveu a 70 bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Abriga o sarcófago que contém os restos dos Três Reis Magos. Sua construção foi iniciada em 1248 e foi eleita em 1996 Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É a construção mais alta da cidade, com 144m de altura, e é possível subir os 509 degraus na torre sul para ter uma linda vista da cidade.

Catedral de Köln

O Centro Histórico de Köln possui ruelas estreitas ladeadas por casas antigas rústicas, além de inúmeras cervejarias onde é possível apreciar a famosa cerveja Kölsch. O centro abriga diversos monumentos, fontes e vestígios históricos, como uma zona arqueológica.

Certamente, a segunda-feira reserva novas e boas aventuras para a turminha brasileira. E assim se inicia a despedida dos hospedeiros e novos amigos de Leichlingen.

Aqui do Brasil, desejamos um ótimo e alegre dia para todos!

Abraços apertados das

Famílias Corujas

Famílias Corujas

UM DIA INTENSO!

Boa noite queridos,

hoje nosso dia foi muito legal!

Pela manhã nos encontramos às 8h15min na escola Städtliches Gymnasium Leichlingen, onde aconteceram 2 concertos didáticos. Os alunos, muito atenciosos, interagiram e fizeram muitas perguntas para o professor Irving.

O almoço foi na cantina da escola. Logo depois seguimos de trem para Köln, uma cidade fantástica.

O Sr. Priebus e o diretor da escola de música nos acompanharam na visita à Catedral São Pedro e Maria, mais conhecida como Kölner Dom, contando sua história. A catedral começou a ser construída em 1248, ficou pronta em 1863, e em 1880 concluíram a construção das suas torres.

Herr Priebus und Herr Andreas sind heute nachmittags mit uns nach Köln gefahren, und wir haben die Skt Petrus und Maria Dom, die Kölner Dom, besucht.

Após a visita à Catedral, seguimos conhecendo a história da cidade. Também tivemos um tempinho para passeio e compras, para a alegria de todos.

Nos reunimos às 17:45 e seguimos a pé pela ponte sobre o Rio Reno, que corta a cidade, e subimos num prédio de onde se pode observar uma linda vista da cidade e suas construções históricas.

Abends hatten wir diesen wunderbaren schönen Blick von der Stadt und ihren historischen Gebäuden.

Um momento de grande beleza e contentamento para todos!

Ainda sobre essa segunda-feira, foi o dia mais frio desta turnê. Às 8h, quando todos seguiam para a escola, os termômetros marcavam -5°. Na volta de Köln tínhamos -3°, mas com o vento característico de cidades com rios, a sensação era muito mais fria!

Heute war der kälteste Tag von unsere Reise, -5° am Morgen, und -3° jetzt am Abend.

Hoje é a última noite nas queridas famílias de Leichlingen, que deixarão muitas saudades e a vontade de voltar.

Obrigada, nos sentimos em casa!

Boa noite, até amanhã

A TURNÊ SEGUE PARA VALLENDAR!

Bom dia a todos!

Assim como as demais cidades visitadas até agora, Leichlingen certamente deixa ótimas lembranças na memória de toda a turma da Camerata Ivoti. E assim, com alegria e sentimento de gratidão a todos que os receberam com tanta atenção até agora, o grupo segue para o próximo roteiro da sua Turnê.

A próxima cidade destino é Vallendar, aonde o grupo brasileiro chega ainda na manhã de hoje. Serão 3 dias de estadia com apresentação de concertos, integração com coro e orquestra de uma escola local, além de novos passeios e aventuras para conhecer as belezas da região.

Vista de Vallendar

Vista de Vallendar

Vallendar é uma cidade da Alemanha localizada no distrito de Mayen-Koblenz, estado da Renânia-Palatinado. Está situada na margem direita do rio Reno, aproximadamente 4 km a nordeste de Koblenz.

A previsão do tempo para os próximos dias na região continua com temperaturas negativas!

Boa viagem ao grupo e uma ótima estadia em Vallendar!

Abraços para todos, com carinho

Famílias Corujas

Famílias Corujas

CAMERATA IVOTI NA MÍDIA DE LEICHLINGEN

CHEGAMOS EM VALLENDAR!

Boa noite familiares e amigos,

nossa viagem continua com muita alegria. Todos os integrantes estão bem, curtindo bastante o frio e a neve.

Nossa saída de Leichlingen foi gelada, mas os abraços calorosos de despedida aqueceram todos!

A viagem de aproximadamente 2 horas até Vallendar foi muito tranquila, e a paisagem já anunciava mais neve e frio.

Em Vallendar, fomos novamente recebidos na Schönstätter Marienschule Vallendar. Almoçamos na cantina da escola e, à tarde, fomos conhecer a Festung Ehrenbreitstein, uma fortificação com mais de 3.000 anos de história, como podemos acompanhar no site http://www.diefestungehrenbreitstein.de/index.php?id=inderfestung.

Seguindo nosso passeio, conhecemos um pouco da vida da mãe de Ludwig Van Beethoven, Maria Magdalena Keverich, que na sua infância viveu em Koblenz. A casa dos seus pais, avós de Beethoven, hoje é um museu.

Uma tarde fria, congelante, com histórias e paisagens lindas!

De volta à escola, nossas famílias hospedeiras já nos esperavam para irmos para casa.

Amanhã a turminha vai junto com seus hospedeiros para a aula e à tarde vamos passear em Koblenz!

Boa noite,

abraços para todos

 

UM DIA ABENÇOADO!

Boa noite, pessoal!

O relato sobre o dia de hoje, com a despedida dos queridos hospedeiros de Vallendar!

Por Leila Weber:

Nossa viagem está sendo um grande presente para todos, em especial o dia de hoje. Começamos na escola, onde pela manhã aconteceram 2 Concertos Didáticos, cada um com duração de 1h30min. As alunas gostaram muito, fizeram várias perguntas. Também assistimos parte do DVD do Concerto no Teatro Feevale.

Ao meio dia, almoçamos na escola e, logo em seguida, já nos preparamos para o passeio da tarde. Conhecemos a capela original de Schönstatt, que fica perto da escola e é a primeira capela construída pelo Padre José Kentenich. Hoje, essa capela é um dos símbolos da família Schönstatt, e existem cópias em todas as cidades onde as Irmãs de Maria estão.

Subindo a pé uma montanha, chegamos na casa de passagem das Irmãs. Fomos recebidos pelas Irmãs Eva Maria e Ana Maria, uma brasileira de São Paulo, que está há 1 ano e 3 meses na Alemanha. Visitamos uma exposição de objetos recebidos de presente dos mais variados lugares do mundo, por onde as Irmãs de Maria se encontram.

Uma cuca com chá para aquecer e seguimos nosso passeio. Fomos conhecer a casa de José Kentenich. Nesse momento, Irmã Ana Maria nos acompanhou e explicou parte dos acontecimentos na vida de José Kentenich. Um encontro para ficar para sempre na nossa memória.

Voltamos para a escola e os alunos já se prepararam para o Concerto. A primeira peça foi em conjunto com o Coro e a Orquestra da escola. A seguir, a Camerata tocou seu programa completo. Para nossa alegria e emoção, o público aplaudiu de pé!

Ao sairmos da escola, uma professora ainda nos chamou e mostrou como as alunas haviam feito seu horário de aulas do dia no quadro verde. O que encontramos nos horários dos concertos didáticos?

Assim, mais um dia passou e renovou as energias de todos para os que ainda virão!

Amanhã, mais surpresas: PARIS, ESTAMOS INDO!

Abraços para todos!

DE VALLENDAR PARA PARIS!

Bonjour!!!

A segunda metade da Turnê não poderia começar melhor. Hoje, pela manhã, logo depois da despedida dos queridos amigos de Vallendar, o grupo brasileiro segue viagem para PARIS! Além da apresentação do Concerto na capital francesa, a turma irá conhecer e explorar os muitos encantos da “Cidade Luz”.

É a segunda vez que Paris recebe a Camerata Ivoti! Serão 3 dias de estadia para a turma se deliciar com os atrativos e o charme da bela Paris. Aproveitem muito, queridos!!!

Paris é conhecida como Cidade Luz. Muitas pessoas acreditam que esta denominação vem do fato de Paris ser ultra iluminada, ter todos seus monumentos iluminados.

Na verdade, a cidade é chamada de Cidade Luz porque durante séculos as mentes mais iluminadas nas diversas vertentes das artes eram atraídas para Paris como os insetos são atraídos pelas lâmpadas. Assim, pintores, escultores, arquitetos, músicos, bailarinos, e artistas de todo o mundo mudaram para Paris, que se tornou o maior centro de artes do mundo. Não é a toa que Van GoghPicassoSantos DumontChopin,  além de outros, foram para Paris.

Paris, tornou-se o centro das artes, do bom gosto, do refinamento. Em Paris não se faz um poste para segurar uma lâmpada. Faz-se uma obra de arte, a qual tem uma lâmpada. Não se faz uma ponte simplesmente para passar carros. A ponte tem que ter algo de belo. Faz parte da cultura.

Sua arquitetura, seus parques, suas avenidas e seus museus fazem-na, pelo ano de 2004, a cidade mais visitada do mundo francófono (que ou aquele que fala francês), com cerca de 25 milhões de turistas, aproximadamente 500.000 a mais do que em 2003, segundo a Secretaria de Turismo e de Congressos de Paris. As margens parisienses do Sena foram inscritas, em 1991, na lista do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Seus inúmeros monumentos, adicionados aos embelezamentos trazidos à capital durante o Segundo Império, largamente contribuíram para fazer da própria cidade a atração na qual ela se tornou.

NAS CATACUMBAS DE PARIS!

Amigos, estamos em Paris!!

Precisamos começar nosso post compartilhando a alegria de estarmos novamente em Paris, com a maravilhosa recepção da Jaqueline e da Tanise, representantes da Associação Sol do Sul, a casa dos gaúchos em Paris!

Mas voltando algumas horas…

Nosso dia começou cedinho. Nos encontramos na escola, em Vallendar, às 07:45. Organizamos nossas bagagens no ônibus, fotos de despedida e partiu Paris!

Para nossa surpresa, um pequenos desvio no percurso fez com que passássemos por Luxemburgo e pela Bélgica, até chegarmos na França!! Um luxo!

Depois de seis horas e meia de viagem, chegamos na FIAP Jean Monnet (http://www.fiap.asso.fr/), onde estamos instalados e onde também acontecerá o concerto, marcado para as 20h de amanhã, dia 23/01.

Encontramos Jaqueline e Tanise, que logo já mostraram sua alegria e disposição nos levando de metrô até as Catacumbas de Paris. Assim como Jaqueline e Tanise, nem todos do grupo quiseram se aventurar nos túneis sob a cidade luz, e saborearam um cafezinho. Já a turma que topa todas desceu os mais de cem degraus e conheceu um pouco de história! (https://pt.wikipedia.org/wiki/Catacumbas_de_Paris)

Saindo das Catacumbas, já estávamos em outro ponto da cidade, perto da FIAP, para onde seguimos a pé.

Jantamos, e começamos a planejar nosso sábado em Paris…o que faremos amanhã?

Surpresa!!

Ao nos despedirmos das queridas Jaqueline e Tanise, ainda recebemos delas um mimo: uma sacola com referências e mapas de Paris, da Associação Sol do Sul – http://www.soldosul.fr/ – e um chaveiro da Torre Eiffel! Obrigada!!

Agora, uma noite para descanso, repor todas as energias, pois amanhã é dia de passeio e concerto!

Até lá, abraços famílias e amigos corujas da Camerata Ivoti!

HOJE É DIA DE CONCERTO NA CIDADE LUZ!

Bonjour!!!

Sábado, segundo dia do grupo da Camerata Ivoti em Paris! A programação do dia certamente reserva muitas alegrias e emoções a todos!

Hoje, a turma brasileira irá conhecer e apreciar Paris a partir dos seus melhores ângulos e encantos!

Entre os vários programas, a Torre Eiffel, além do tradicional passeio pelo Rio Sena, com o Bateaux Mouche. A tarde reserva visita à Champs Élysées, uma das ruas mais famosas do mundo.

À noite, o melhor agradecimento pela acolhida de Paris se dará através da música. A Camerata Ivoti apresentará seu Concerto em solo parisiense. Logo após, o fechamento da noite com chave de ouro! Um passeio noturno para apreciar os encantos e as belezas da Cidade Luz!

Uhuuuuu!

Aqui do Brasil, desejamos a todos um lindo e ótimo dia! Aproveitem muito!!!

Aguardamos ansiosos pelos registros das aventuras e emoções do grupo no dia de hoje.

Abraços para todos, com todo o carinho das

FAMÍLIAS CORUJAS

FAMÍLIAS CORUJAS

TORRE EIFFEL, RIO SENA E AVENIDA CHAMPS ELYSEES

Queridos familiares e amigos,

hoje a turminha teve um dia glamouroso!

Para aproveitar tudo o que Paris oferece, cedinho já tomamos café e nos reunimos no saguão da FIAP, onde aguardamos Jaqueline e Tanise, nossas queridas guias em Paris.

Seguimos de metrô até a estação Trocadero, de onde se tem um vista magnífica da Torre Eiffel. Momento único na viagem, todos ficaram encantados, apesar do tempo nublado e bastante neblina.

A pé, fomos até a Torre. Estando aos pés da Torre, não se tem outra alternativa: subir!

Infelizmente a neblina não deixou que tivéssemos uma vista à altura, mas a sensação de estar lá já foi suficiente!

Depois da Torre, passeio de barco pelo Rio Sena. Uma vista incrível!

Seguindo nosso passeio, fomos conhecer a Avenida Champs Elysees. Começamos dando a volta no Arco do Triunfo, e a pé seguimos em direção a Praça da Concórdia.

No final do passeio, todos reunidos e felizes com a novidades e algumas comprinhas, voltamos para a FIAP, pois às 20h tem concerto!

Até daqui a pouco!

CONCERTO EM PARIS!

Olá novamente!

Como o dia foi muito especial, temos mais uma postagem!

Continuando nosso dia, depois do passeio da tarde chegamos na Fiap, jantamos e já começamos os preparativos para o concerto.

A Camerata Ivoti abriu o concerto da noite no Foyer da Fiap. Logo em seguida se apresentou a Filarmônica Portuguesa de Paris. Dois países unidos pela música. O concerto foi organizado pela Associação Sol do Sul (http://www.soldosul.fr/), e contamos com o apoio e tradução da Tanise, Jaqueline e Ana Paula, obrigada!!!

Ainda animado, depois do concerto nossa turminha saiu com nosso ônibus particular para um passeio pela Cidade Luz à noite. Simplesmente mágico. Conseguimos passar pela Torre Eiffel exatamente às 23h, quando milhares de luzinhas “pisca-pisca” brilhavam e deixavam a torre mais iluminada ainda!

Encantados e felizes por mais esse passeio, agora chega a hora do merecido descanso.

Boa noite, até amanhã

ÚLTIMO DIA EM PARIS!

Bonjour!!!

Depois de um sábado de experiências para ficar na memória de todos, um domingo para o grupo da Camerata continuar a curtir e aproveitar o melhor de Paris!

As imagens enviadas até agora nos dão a certeza dos momentos de beleza e encanto que todos estão vivendo. Hoje é o último dia na Cidade Luz. Desejamos a todos um ótimo domingo. Ainda tem muito a conhecer e explorar. Aproveitem muito!

Abraços de todas as famílias!

FAMÍLIAS CORUJAS

FAMÍLIAS CORUJAS

MOLIN ROUGE, BASÍLICA DE SACRÉ COEUR, MUSEU DE CERA GREVIN E MUSEU DO LOUVRE!

Boa noite amigos,

o domingo francês foi mais agitado com a nossa turminha visitando os mais variados pontos turísticos.

Novamente na companhia de Tanise, Jaqueline e Ana Paula, da Associação Sol do Sul, começamos nosso passeio de metrô, indo conhecer a mais famosa casa de shows de Paris, construída no ano de 1889: Molin Rouge. Claro que só vimos a fachada, mas já deu uma sensação a mais de que estamos realmente em Paris!!

Seguimos a pé, e logo avistamos a rua que leva até a Basílica de Sacré Coeur. Nessa rua, para a alegria da turma e dos familiares que estão em casa, passamos, e entramos, em muitas lojinhas de lembrancinhas!!!

No final da rua, a linda e imponente Basílica do Sagrado Coração. Um templo da Igreja Católica em Paris, que é também o símbolo do bairro de Monte Martre. Está localizada no topo do Monte Martre, o ponto mais alto da cidade. A construção começou em 1875 e foi concluída em 1914, embora a consagração da basílica tenha ocorrido apenas após o final da Primeira Guerra Mundial. Juntamente com os fieis que assistem à missa, os turistas podem conhecer a igreja e apreciar sua arquitetura e os vitrais.

Depois da Basílica, conhecemos a Praça dos Artistas, onde artistas de rua vendem sua arte, e também podemos comprar uma gravura personalizada!

Uma pausa para o almoço, e o grupo se dividiu.

Com Jaqueline e Tanise seguiu o grupo que foi conhecer o Museu do Louvre.

Com Ana Paula seguiu o grupo que foi conhecer o Museu de cera Grevin.

Um dia de aventuras, novidades, muita alegria e diversão.

Assim está terminando nossa estadia em Paris.

Agradecemos a Associação Sol do Sul, nas pessoas da Jaqueline e Tanise, que com tanto carinho e atenção nos receberam e guiaram pela cidade luz! Obrigada!

Amanhã nossa saída está marcada para as 8h, e voltamos para Alemanha.

Até lá, bonne nuit!

E O ROTEIRO DA TURNÊ VOLTA PARA A ALEMANHA: KAISERSLAUTERN!

Bom dia, amigos!

Depois do deslumbre e das aventuras vividas em Paris, na manhã de hoje o grupo brasileiro retorna para a Alemanha. A Turnê segue seu roteiro e tem como próxima parada a cidade alemã de Kaiserslautern. Serão 3 dias de programação com Concerto na cidade. Em Kaiserslautern a turma brasileira ficará novamente hospedada em casas de famílias.

Vamos conhecer um pouco mais sobre Kaiserslautern?

Kaiserslautern é uma cidade ao sul do estado da Renânia-Palatinado (Rheinland-Pfalz), na Alemanha. Uma cidade independente (Kreisfreie Städte) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (kreis).

Tem 100.000 habitantes e por volta de 38.000 adicionais cidadãos norte-americanos, devido às grandes bases militares na região.

As indústrias de Kaiserslautern incluem manufatura, sendo o lar da Pfaff, uma fábrica conhecida internacionalmente por suas máquinas de costura.

Prefeitura (Rathaus) é o prédio mais alto em Kaiserslautern e o café no último andar apresenta uma vista muito boa da cidade e dos campos vizinhos. Onde hoje é o prédio da prefeitura da cidade havia antes um castelo ainda do tempo do Imperador Frederico I, o Barbarossa. O mesmo foi construído de 1152 até 1160.

Ao longo de sua história, a cidade viveu momentos de altos e baixos, entre os quais o banho de sangue ocorrido durante a Guerra dos 30 anos (1618-1648), guerra que envolveu toda a Europa. Durante a 2ª Guerra Mundial, 60% da cidade foi destruída, mas como toda cidade alemã que durante a guerra sofreu bombardeios, foi reconstruída e hoje tem muita coisa a oferecer aos turistas. Entre as quais, a Stiftskirche, o prédio da Prefeitura (Rathaus), os diversos castelos e ruínas que circundam a cidade, bem como o Jardim Japonês e o museu de antropologia Theodor-Zink.

Outra característica incomum é a Waschmühle, uma piscina pública enorme, com 160 metros, uma das maiores da Europa.

Entre outros tantas atrativos, também podem ser vistos peixes coloridos pela cidade, que são remanescentes de comemoração do aniversário da cidade, 725 em 2001. Durante esse tempo, cerca de 200 peixes coloridos foram colocados ao redor de praças da cidade, em frente de negócios e em zonas pedonais (que apenas podem ser percorridas a pé).

PRIMEIRA VISITA EM KAISERSLAUTERN!

Olá amigos e familiares,

estamos de volta à Alemanha!

Partimos pontualmente às 8h de Paris, que já desperta saudades pela sua beleza histórica e pelo carinho da Tanise e Jaqueline, que deixaram a cidade luz mais iluminada!

Nossa viagem até Kaiserslautern durou aproximadamente 6 horas. Na chegada, fomos recebidos pelo Sr. Markus Lücke, o regente da Rittersberg Big Band, na escola Gymnasium am Rittersberg Kaiserslautern.

As famílias hospedeiras já nos aguardavam, e cada um passou a tarde com sua família.

À tardinha, alguns da nossa turminha se encontraram no boliche. Os professores, as mães e seus hospedeiros jantaram com o Sr. Theo Pflege, que fez o contato entre a Ascarte e a escola de Kaiserslautern.

Um dia tranquilo para dar continuidade à segunda parte da turnê.

Amanhã os alunos assistem ao primeiro período de aula na escola, e logo em seguida temos concerto juntamente com a Big Band.

A turminha está muito bem, a viagem para Paris deixou todos encantados. Voltar para a Alemanha com clima muito parecido com o  nosso inverno, em torno de 15°C, deixa todos com a sensação de estarmos em casa! As famílias também muito queridas, nos recebem de portas e braços abertos, é incrível!

Assim termina mais um dia. Uma boa noite de descanso, amanhã a viagem continua,

abraços

DIA DE CONCERTO E INTEGRAÇÃO EM KAISERSLAUTERN!

Bom dia, amigos!

Devidamente instalada com seus hospedeiros alemães, a Turma da Camerata segue sua programação na cidade de Kaiserslautern.

O segundo dia na cidade terá como atividade principal a integração de todos com o Concerto em conjunto na Escola Gymnasium am Rittersberg Kaiserslautern.

Desejamos a todos um ótimo e alegre dia!

Saudações das

FAMÍLIAS CORUJAS

FAMÍLIAS CORUJAS

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: