TURNÊ 2014

5° TURNÊ EUROPEIA DA CAMERATA IVOTI

No dia 16 de janeiro de 2014 a turminha da Camerata Ivoti fechou mais um ciclo de muito estudo, ensaios e trabalhos. Meses de empenho e dedicação que culminaram na satisfação e orgulho de ver o Concerto pronto para ser admirado nos castelos, palácios, teatros, igrejas, universidades e escolas de diferentes lugares da Europa. Durante sua 5ª turnê a turminha também aproveitará para conhecer novos lugares, pessoas e culturas que enriquecerão suas vidas e deixarão lembranças inesquecíveis. Agradarão e encantarão o público europeu com seus talentos, se divertirão muito, curtirão e aproveitarão cada momento, cada passeio, cada confraternização!

Na chegada em Lisboa, a Camerata será recepcionada pelos repórteres da RBS TV. Eles acompanharão a turminha durante 10 dias e farão matérias para a mídia riograndense e nacional.

Quinta feira, dia 16 de janeiro de 2014. 

A TURNÊ COMEÇOU!

Chegou a hora! Às 18h00min, os integrantes da Camerata Ivoti se encontraram no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, para o começo da 5° Turnê.  Malas, mochilas, violinos, violas, cellos, acordeão, tudo pronto para a viagem. O voo TP48 da Tap aguardava para levá-los até Lisboa. A fila para o check in era longa, mas nada tiravA a animação da galera! Alegria, animação, agitação, emoção, sentimentos que uniam pais, mães, avós, tios, amigos, namorados, todos torcendo pelo sucesso e desejando uma “boa viagem” para os queridos Irving e Alexa, Duda e Xande, Monica, Fê, Alana, Júlia, Felippe, Marina, Jéssica, Scheila e Mara, Luiza, Bê e Aquemi, Alice, Carolzinha, Amanda, Pri, Carol, Luiz e Paula!

“Que a viagem seja um sonho, e que na volta este sonho tenha se tornado realidade! Nós, famílias corujas, permanecemos aqui corujando, torcendo, e enviando energias e pensamentos positivos para todos! Abraços com muito carinho!”

Sexta-feira, dia 17 de janeiro de 2014.

CAMERATA IVOTI EM LISBOA

A Camerata Ivoti começou sua 5° Turnê Europeia por Portugal. Chegaram em Lisboa às 9h20min, hora local, e se instalaram no Hotel Eduardo VII.

Seguiram o dia passeando e conhecendo a cultura, arquitetura, arte e história de Lisboa. Às 20h30min do dia 17 de janeiro de 2014 a Camerata Ivoti apresentou seu primeiro concerto em solo português, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz.

Assim, com muita música, alegria, cultura e novidades terminou o primeiro dia da turminha.

Sábado, dia 18 de janeiro de 2014.

PASSEIOS

O sábado foi livre. Passeios, diversão, cultura, tudo o que Lisboa tem de bonito ficará na lembrança de todos.

Domingo, dia 19 de janeiro de 2014.

JETZT GEHT’S LOS!

No domingo a Camerata Ivoti seguiu viagem para Berlin – Alemanha, onde chegou às 12h10min e foi recepcionada pela escola de música Beethoven-Oberschule. O restante do dia foi livre para passeios, e à noite se encontraram para assistir ao concerto da ORQUESTRA FILARMÔNICA DE BERLIN, sob a regência de Zubin Mehta. Depois do concerto a turminha teve a oportunidade de tirar fotos e conversar com o famoso regente!

20/01 – SEGUNDA -FEIRA

A aventura continua. Hoje a turminha se encontrou às 9h30min na cafeteria da escola Beethoven-Oberschule, e seguiram para a escola Friedensburg-Oberschule, onde às 12h00min aconteceu o concerto.

À tarde a Camerata Ivoti conheceu um dos pontos turísticos de Berlin: Brandenburger Tor – o Portão de Brandenburgo – onde fizeram fotos para divulgação.

O restante do dia foi livre com as famílias hospederias.

21/01/2014 – TERÇA-FEIRA

Hoje os integrantes da Camerata Ivoti começaram o dia acompanhando seus hospedeiros à escola, onde se reuniram às 9h20min para o passeio e visita ao Parlamento alemão – Reichstag.

Após a visita ao Parlamento, a turminha conheceu o Holocaust-Mahnmal  e Potsdamer Platz.

 “A Potsdamer Platz é uma importante praça e interseção de tráfego no centro de Berlim, Alemanha, distando cerca de um quilômetro ao sul do Portão de Brandemburgo e do Reichstag.

Logo após, a Camerata voltou à Philarmonie para assistir ao Lunchkonzert (concertos ao meio dia), agora de piano e cello tocando obras de Felix Mendelssohn Bartholdy e Robert Schumann.

À tarde o passeio continuou até o Märkisches Museum.

“Fundado em 1874 como o museu da cidade de Berlin, foi projetado por Ludwig Hoffmann e concluído em 1908. Mais informações no site    http://www.stadtmuseum.de/maerkisches-museum-0 “.

A turminha voltou dos passeios de S Bahn até a estação Lankwitz, onde as famílias hospedeiras aguardavam, e seguiram até a escola para ensaio com o Coro.

Assim terminou mais um dia de muitas novidades, passeios, cultura, história.  A Camerata Ivoti  levou nossa cultura através da música, e trouxe na bagagem a cultura e história de todos os lugares visitados!

QUARTA-FEIRA, DIA  22/01

Mais um dia de muita cultura e passeios começou com a turminha se encontrando na escola, de onde sairam às 8h00min para o Mauermuseum no Checkpoint Charlie/Friedrichstraße.

O Museu de Checkpoint Charlie (em alemão: Haus am Checkpoint Charlie ou Mauermuseum) é assim nomeado por ter sido o famoso ponto de passagem no Muro de Berlim. Depois da visita ao museu, voltaram para a escola onde almoçaram, e à tarde os passeios continuaram:

Alexanderplatz, Fernsehturm, Rotes Rathaus, Marienkirche, Berliner Dom, Museumsinsel, Staatsoper, Humboldt-Universität, Unter den Linden.

Depois de tanta história, cultura, novidade e diversão, a noite foi livre com as famílias hospedeiras.

23/01 – QUINTA-FEIRA

Começou o último dia da turminha em Berlin. Dia de CONCERTO!

Pela manhã, todos acompanharam seus hospedeiros às aulas, e às 10h00min se reuniram no auditório para ensaio. Almoçaram na escola, e continuaram os ensaios com os coros da escola até 14h35min.

A tarde foi livre, e todos voltaram a se encontrar às 18h30min no auditório da escola para afinação.

Às 19h30min aconteceu o concerto na Beethoven-Schule Berlin.

Mais um dia terminou, um dia de muita música!

SEXTA-FEIRA – 24/01

Depois de cinco dias de muitos passeios, cultura, história, diversão, frio, neve e concertos, a turminha continuou sua viagem. Hoje se despediram de seus acompanhantes, a repórter Giulia Lecznieski Perachi e o repórter cinematográfico José Alexandre dos Santos da RBS TV.

Às 6h39min desta sexta-feira partiram com o ICE (Inter City Express – trens de alta velocidade) de Berlin para Roth bei Nürnberg.

Chegaram em Nürnberg às 11h24min, e se deslocaram até Roth. A tarde foi livre com os hospedeiros. À noite aconteceu a confraternização com as famílias hospedeiras na Gemeindehaus (comunidade).

Um dia de viagens e novas famílias, recebidos com festa e muito carinho.

Carinho foi o que nós, famílias corujas, também sentimos sempre que lembrávamos dos nossos filhos.

SÁBADO, DIA 25/01

Os dias passaram rápido, e a turminha já estava há 9 dias em turnê.

Roth é uma cidade muito acolhedora, e neste sábado a Camerata Ivoti visitou o centro – Marktpaltz e  Schloss Ratibor.

Durante a tarde a Camerata ensaiou com o coral da cidade, e às 17h00min aconteceu o concerto na Evangelischen Stadtkirche Roth.

Após o concerto, a Camerata visitou uma senhora no hospital, como contou o professor Irving:

“Depois do concerto de hoje visitamos a viúva do pastor Roser que trabalhou durante muitos anos para a Martin-Luther-Verein, que entre outras entidades ajudou o IEI através de bolsas de estudos para alunos. Esta senhora sofreu uma trombose esta semana e do hospital pediu para o Kantor Klaus Wedel nos entregar, em um envelope, sua doação para a Camerata Ivoti, pois ela não poderia vir ao concerto. A visita ao hospital foi emocionante, pois ela não nos esperava. Tocamos no corredor e outros pacientes internados sairam dos quartos para nos assistir.”

E, como de costume após o concerto e a visita ao hospital, todos se reuniram na Gemeindehaus para confraternização! Momentos de alegria, descontração e integração!

DIA 26/01 – DOMINGO

E chegou a hora da despedida. Hoje, às 10h00min, a Camerata Ivoti participou do culto em Roth, e logo depois seguiu viagem. Novas amizades já deixam saudade!

Próxima parada: SCHWABACH!

Schwabach é a menor cidade do condado da Baviera. Está localizada na região administrativa de Mittelfranken, e pertence à região metropolitana de Nürnberg. Nossa turminha chegou às 12h00min em Schwabach.  A tarde foi livre com as famílias hospedeiras.

Às 18h00min aconteceu o concerto na “Evangelischen Haus in Schwabach”.

Um dia com muitas atividades: viagem, novas famílias, concerto! A Camerata deixou em cada cidade a alegria que a música transmite!

SEGUNDA-FEIRA – DIA 27/01

A semana começou, e a turminha seguiu para outra cidade. Às 9h02min começou a viagem de trem até München, onde chegaram às 10h02min.

E chegou um momento sempre esperado: tempo livre para passeios e compras!

München foi fundada em 1158. Por volta de 1854 ultrapassou o número de cem mil habitantes, tendo nessa altura obtido o status de cidade grande (Grosstadt). Em Munique é realizada anualmente a Oktoberfest, uma tradicional festa alemã.

Todos voltaram a se encontrar na estação às 15h30min, quando viajaram de ônibus até Erding. Depois de 1 hora de viagem, chegaram na Erlöserkirche de Erding, onde foram recepcionados.

Erding, residência histórica dos duques, cativa com seu bonito centro. Rua-cafés, pequenas lojas e boutiques convidam para passear. Em apenas 45 minutos você está no centro de Munique. A sua maior atração é  o “Therme” – a maior estação termal na Europa.

Às 19h30min aconteceu o concerto na Erlöserkirche, e logo após nossa turminha fi encaminhada aos hospedeiros.

Já se passaram 11 dias, nós continuávamos seguindo viagem junto com nossos filhos, amenizando as saudades, e aumentando a alegria de vê-los aproveitando e curtindo a Turnê, unindo cultura e diversão!

DIA 28/01 – TERÇA FEIRA

O dia de hoje foi “ tudo de bom”  para a turminha!

A manhã foi para “ausruhen” , dormir até não poder mais!! E logo depois: Parque Aquático de Erding!! Um dia especial, de diversão, alegria, relaxamento e muitas brincadeiras!

Às 16h30min deixaram o parque, buscaram seus instrumentos na Erlöserkirche, e seguiram até Oberbierbach.

Lá foram recepcionados com janta na Gasthaus Strasser, e o concerto aconteceu às 19h30min. Após o concerto a turminha foi encaminhada aos hospedeiros.

Um dia que ficou na memória! Integração, alegria, diversão! Nossa turminha aproveitou a turnê, entre concertos e passeios, um dia nas piscinas de Erding renovou ânimos e energias!

QUARTA FEIRA, DIA 20/01

O dia começou cedinho, às 8h00min a turminha já começava sua viagem para Füssen. Lá foram recepcionados no Schlosshotel Lisl, em Hohenschwangau.

Füssen conta com mais de 700 anos de história. No entanto, as origens remontam ao período romano, quando a “Via Claudia Augusta” ligava o norte da Itália a Augsburg. Füssen se tornou centro religioso, cultural e econômico da localidade e seus habitantes.

O dia foi livre para conhecer o local e seus museus e castelos.

O Schloss Hohenschwangau (literalmente: Castelo do Grande Condado do Cisne) foi a residência de infância do Rei Luís II da Baviera, tendo sido construído pelo seu pai, o Rei Maximiliano II da Baviera. Mais de 300.000 turistas de todo o mundo visitam o palácio a cada ano.

Às 17h30min a Camerata Ivoti fez ambientação e ensaiou para o concerto das 19h00min no Foyer do Museu dos Reis da Baviera, mesmo local onde aconteceu o concerto na Turnê 2012.

Depois do concerto, às 20h30min, a turminha se despediu dos encantos de Hohenschwangau, e viajou para Rottenbuch.

Um dia de encantos, fez nossos filhos viverem num mundo de sonhos, como príncipes e princesas! Nos corações das famílias corujas a turminha sempre reinará!

30/01 – QUINTA-FEIRA

Acordando em Rottenbuch, a turminha teve o dia livre para passear e conhecer a cidade.

Rottenbuch fica na Rota Romântica alemã e faz parte do caminho de peregrinação “Münchner Jakobsweg”, “Prälatenweg” e “König-Ludwig-Weg”. A história de Rottenbuch remonta a mais de 900 anos. Herzog Welf IV menciona Rottenbuch pela primeira vez em 1073, no ato de uma doação. Rottenbuch é cidade co-irmã de Ivoti, cidade da Camerata Ivoti, no Rio Grande do Sul/BR.

Depois dos passeios, à noite aconteceu o concerto da Camerata Ivoti em Rottenbuch.

Uma cidade que para alguns foi novidade, outros já conheciam da turnê anterior, mas sempre se encontra algo novo, novas imagens, novas famílias, novos amigos!

SEXTA-FEIRA, DIA 31/01

O dia da turminha começou bem cedo. Já às 7h30min se despediram das famílias hospedeiras, encontraram seu amigo Peter, que deste dia em diante foi o fiel motorista da Camerata Ivoti, e partiram para Stuttgart.

Aqui a Camerata Ivoti teve a oportunidade de visitar a loja de material de música Paganino. Almoçaram no centro, e tiveram mais um tempinho livre para passeio e compras. As comprinhas sempre deixam todos elétricos, a turminha lá, e nós aqui!!

Às 15h00min chegaram à Empresa Mahle, onde às 17h00min aconteceu o concerto. Em todas as turnês a Camerata Ivoti foi recebida na empresa, que anualmente colabora com o projeto de música da Ascarte/IEI.

O pernoite foi num albergue da juventude – Jugendherberge Stuttgart Neckarpark.

Um descanso para a turminha, que se reuniu no albergue e curtiu a companhia de todos. E uma festa brasileira para comemorar o aniversário do amigo Peter, que completou mais um ano de vida. Parabéns Peter, muita saúde, alegrias, uma vida repleta de realizações!

01/02 – SÁBADO

A turminha começou o sábado viajando. Às 8h00min seguiram para Frankfurt.

Frankfurt foi fortemente bombardeada na Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Somente poucos edifícios históricos foram reconstruídos historicamente, ainda que de forma simplificada, como o Römer, a Igreja de São Paulo e a Casa de Goethe. “Römer” é o nome de um complexo de nove casas que formam a Prefeitura de Frankfurt (Rathaus). As casas foram adquiridas pela Câmara Municipal em 1405 com o auxílio de um comerciante. No piso superior localiza-se o Kaisersaal – “Salão do Imperador” – onde os imperadores recém-coroados realizavam seus banquetes. O Römer foi parcialmente destruído na Segunda Guerra Mundial, mais tarde reconstruído. A praça circundante é a Römerberg.

Às 10h30min a Camerata Ivoti foi recepcionados na Musikschule Frankfurt e apresentada aos hospedeiros. O dia foi livre com as famílias hospedeiras, e às 16h00min ensaiaram para o concerto, que aconteceu às 18h00min na Osterkirche.

Após o concerto, confraternização! Festa, alegria, animação, integração!

DOMINGO, DIA 02/02

A Camerata teve um dia especial.

Às 11h00min aconteceu a recepção oficial da cidade de Frankfurt. A Camerata Ivoti foi recepcionada na Sala do Imperador, na prefeitura, onde se apresentou juntamente com os alunos da escola de música de Frankfurt.

Após a solenidade, a turminha fez um tour, conhecendo a cidade e sua história através da música.

História, cultura, música, novidades. A turminha teve mais uma novidade pela frente: patinação no gelo. Todos se divertiram, tentaram patinar, caíram, levantaram, tentaram, e a alegria tomou conta de todos!

O dia terminou com os hospedeiros, mais momentos de integração e muita alegria.

Mais um dia que ficou na lembrança: ver a Bandeira Brasileira tremulando na prefeitura de Frankfurt, conhecer a cidade, e se divertir no gelo! Atividades tão diferentes que completaram o dia!

Assim, chegaram na metade da viagem. Faltavam somente 15 dias para que tivéssemos nossos filhos de volta ao lar!

03/02 – SEGUNDA-FEIRA

O 18° dia de viagem começou cedo. Às 8h00min a turminha se despediu de Frankfurt, e seguiu para Pirmasens. Foi a primeira vez que a Camerata Ivoti visitou Pirmasens, conheceu a cidade e sua história.

Pirmasens é uma cidade dinâmica, encantadora, com um toque tradicional, que se reflete não apenas na sua arquitetura, mas também no comportamento dos moradores.

A Camerata passou o dia no Museu da Tecnologia Speyer.

Juntamente com o AUTO & TECHNIK MUSEUM SINSHEIM, o Museu do Automóvel e da Técnica em Sinsheim, o TECHNIK MUSEUM SPEYER é um dos maiores museus de técnica e tecnologia na Europa. O acervo destes dois museus é único em todo o mundo.

Um dia de novidades, passeios, novas famílias!

TERÇA FEIRA, DIA 04/02

A turminha continuou sua aventura por Pirmasens.

Pela manhã foram recebidos na prefeitura, e visitaram o Museu de Física Dynamikum.

Após os passeios, se reuniram na igreja para ensaio com o coro local, e à tarde conheceram um grande outlet da cidade, onde também exercitaram seu “poder” de compras!! À noite, às 19h00min aconteceu o concerto na Johanneskirche Pirmasens. Muitos aplausos e sorrisos alegraram a turminha depois do concerto.

Mais um dia terminou, amanhã nova viagem, nova cidade e novas famílias.

05/02 – QUARTA FEIRA

A Camerata Ivoti se despediu hoje das famílias de Pirmasens, e seguiu para Niederlinxweiler, um distrito de St. Wendel.

Vivia nesta área um eremita chamado Wendelin, muito venerado pelo povo. Após sua morte teve início uma peregrinação que se estendeu por séculos, e resultou na mudança do nome da Vila Baso para “St. Wendel” no século XII. Junto ao túmulo de Wendelin foi construída uma igreja, hoje a Basílica de St. Wendel. Famílias nobres e do clero se estabeleceram em torno da igreja. Até meados do século XIX  St. Wendel era uma área economicamente pobre, por  isso tantas pessoas emigraram para a América. Ainda hoje existem cidades no Brasil onde o dialeto alemão local de St. Wendel ou até mesmo das aldeias vizinhas é falado.

O dia foi livre com as famílias hospedeiras, e às 19h30min todos se reuniram para o concerto na escola Gymnasiums am Krebsberg.

Mais um dia passou, mais passeios, novidades, cultura, história! E chegou mais uma noite para o merecido descanso!

QUINTA-FEIRA, DIA 06/02

Hoje a Camerata Ivoti começou o dia visitando a escola Realschule Freisen, onde também se apresentaram.

A tarde foi livre com os hospedeiros, e à noite aconteceu mais um concerto: às 19h30min, na Igreja Sankt Peter Kirche de Theley.

E chegou a noite! Hora de arrumar malas, instrumentos, deixar tudo prontinho para o dia seguinte, pois a viagem seguiria, e Paris já estava à vista!!!

Nós seguíamos junto, orgulhosos e felizes por nossos filhos e professores terem essas experiências e vivências.

07/02 – SEXTA-FEIRA – PARIS

Esta sexta-feira foi especial. Já cedinho todos se despediram de St. Wendel, e às 6h00min começaram uma longa viagem para…

Oba! França! Paris!

Bonjour!

Hoje a Camerata Ivoti se aventurou por terras ainda desconhecidas. Pela primeira vez nossos filhos e professores levaram nossa música e cultura para franceses apreciarem!

O primeiro povoamento conhecido de Paris é da cultura chasseana (chasse: em português – caça), entre 4 000 e 3 800 a.C., estabelecido sobre a margem esquerda do rio Sena.

Em Versalhes começou a Revolução Francesa.

Em 2 de Dezembro de 1804, Napoleão Bonaparte, o qual tomara o poder em 1799, foi sagrado imperador pelo Papa Pio VII na Catedral de Notre-Dame.

A Torre Eiffel foi construída para a Exposição Universal de 1889 (centenário da Revolução Francesa).

Assim, no início do século XIV, Paris era a mais importante cidade de todo o mundo ocidental.  Abrigando numerosos monumentos, por seu considerável papel político e econômico, Paris é também uma cidade importante na história do mundo.

Às 07h22min a Camerata Ivoti passou pela fronteira, e estava em solo francês!

Chegaram a Paris por volta do meio dia, e se hospedaram no Hotel Forest Hill La Villette.

Aqui a Camerata Ivoti foi recepcionada pela Associação Sol do Sul (informações no post ASSOCIAÇÃO SOL DO SUL RECEBE A CAMERATA IVOTI EM PARIS), que organizou toda a programação e o concerto da turminha.

Depois de se instalarem no hotel, a Camerata foi até a Torre Eiffel para fotos oficiais.

Às 17h00min aconteceu o tão esperado concerto na Université Sorbonne Nouvelle Paris III, a Universidade de Sorbonne.

Emoção, alegria, realização, entusiasmo, ansiedade, frio na barriga…sentimentos que fizeram parte desse momento especial da Camerata Ivoti!

O primeiro dia em Paris terminou com chave de ouro. Muitos aplausos e o reconhecimento do público foram o melhor presente para vocês!

SÁBADO, 08/02

Samedi, 08/02

Bom dia, bonjour!

Acordar em Paris deve ter sido fantástico!

Hoje nossos filhos e professores continuaram desbravando Paris! Primeira parada: Palácio de Versalhes.

O Palácio de Versalhes (em francês: Château de Versailles) é um castelo real localizado na cidade de Versalhes, uma aldeia rural à época de sua construção, mas atualmente um subúrbio de Paris.

Em 1837 o castelo foi transformado em museu de história. O palácio está cercado por uma grande área de jardins, uma série de plataformas simétricas com canteiros, estátuas, vasos e fontes trabalhados, projetados por André Le Nôtre. Como o parque é grande, um trem envidraçado faz um passeio entre os monumentos.

Segunda parada: Museu do Louvre

O museu: O Museu do Louvre (Musée du Louvre), instalado no Palácio do Louvre, em Paris, é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro de Paris, entre o rio Sena e a Rue de Rivoli. O seu pátio central, ocupado agora pela pirâmide de vidro, encontra-se na linha central dos Champs-Élysées, e dá forma assim ao núcleo onde começa o Axe historique (Eixo histórico).

É onde se encontra a Mona Lisa, a Vitória de Samotrácia, a Vénus de Milo, enormes coleções de artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana, artes decorativas e aplicadas, e numerosas obras-primas dos grandes artistas da Europa como Ticiano, Rembrandt, Michelangelo, Goya e Rubens, numa das maiores mostras do mundo da arte e cultura humanas. O museu abrange, portanto, oito mil anos da cultura e da civilização tanto do Oriente quanto do Ocidente.

Dentre as mais recentes e significativas mudanças, desde o lançamento do projeto “Grand Louvre”, está a construção da controversa pirâmide de vidro no centro do pátio do palácio, por onde se faz agora o acesso principal. O museu reorganizado reabriu em 1989.

Chegaram ao fim de mais um dia de muita novidade. Conhecer pontos históricos e turísticos de uma cidade linda, a Cidade Luz, deixou todos encantados e maravilhados, com certeza iluminados!

09/02 – DOMINGO

09/02 – Dimanche

Bonjour! Terceiro dia em Paris, já nem precisávamos mais de tradução!

Hoje a turminha aproveitou seu último dia em Paris e já devia estar com saudades desses momentos inesquecíveis!

Começaram o dia visitando a Torre Eiffel.

A Torre Eiffel foi construída por Gustave Eiffel, para a Exposição Universal de 1889, nas comemorações do centenário da Revolução Francesa. Ao longo das décadas, a Torre Eiffel tem visto progressos notáveis, espetáculos de luz extraordinários e visitantes de prestígio. Um local mítico e audacioso, sempre inspirando artistas e o público em geral.

Quase 250 milhões de visitantes, de diferentes idades e origens, já vieram de todo o planeta para vê-la desde a sua inauguração, em 1889. A torre também representa a magia da luz. Sua iluminação, suas luzes cintilantes e o brilho do farol inspiram sonhos todas as noites.

E para finalizar da melhor forma possível a estadia em Paris, um passeio pelo Rio Sena.

Para conhecer a alma de uma cidade, nada melhor do que descobri-la pelo seu rio, durante uma viagem insólita no tempo. Ao longo de suas margens listadas no Patrimônio Mundial da Unesco, gerações de amantes e poetas perambularam pelas suas pedras claras.

E chegou a hora da despedida! A turminha agradeceu e se despediu da Associação Sol do Sul, que recebeu a todos com muito carinho.

Às 15h00min começou a viagem de volta às terras alemãs. A Camerata Ivoti viajou até St. Wendel, descansou, retomou as energias, seguiu para a próxima cidade.

SEGUNDA FEIRA, DIA 10/02

Guten Morgen!

Hoje a turnê continuou em solo alemão!

Pela quarta vez a turminha foi recebida pelo Pastor Dunkel, em Winzenheim, um distrito de Bad Kreuznach, onde chegaram por volta das 10h00min.

Não se tem informações precisas sobre a origem da localidade. Presume-se que Winzenheim, como tantas aldeias que terminam em “heim” (Bretzheim, Rudesheim, Windesheim, Hargesheim ou Langenlonsheim), foi fundada por francos entre os séculos VII e VIII. A viticultura teve importância muito cedo em Winzenheim, e até hoje a região produz vinhos requintados.

O dia foi livre com as famílias hospedeiras, e às 19h45min todos se reuniram na igreja católica St. Peter de Winzenheim para o concerto.

Após o concerto, aconteceu a confraternização com as famílias hospedeiras, que já conheciam muito bem a Camerata Ivoti. Amigos queridos, que esperavam de braços abertos a turminha. Segundo palavras dos próprios hospedeiros, eles “sempre trazem vida para as ruas de Winzenheim”.

11/02 – TERÇA FEIRA

A Camerata Ivoti estava chegando na reta final da Turnê 2014. Depois de três semanas, todos já estavam com o seu alemão na ponta da língua, entendendo e respondendo tudo. Exemplo disso, a façanha do nosso gaiteiro Luis:

Conta a lenda… ou o Xand e… hehehe, que após chegarem de Paris, e sentarem na mesa para jantar pizza, o hospedeiro perguntou para Luis:
     – Wie war Paris?
Então Luis, emocionado por ter “entendido”, responde com os punhos cerrados e vibrando:
     – VIVA PARIS!!!

Hoje a turminha se despediu de Bad Kreuznach, e seguiu para sua última cidade alemã: Vallendar.

Vallendar é uma cidade localizada no distrito de Mayen-Koblenz, estado da Renânia-Palatinado. Diariamente chegam peregrinos de todo o mundo até o Santuário Original, centro tanto de Schönstatt enquanto lugar mariano de peregrinação, como do Movimento Apostólico de Schönstatt, ao qual pertencem mais de 20 comunidades independentes. Chegaram a Vallendar às 9h30min.

O dia foi livre para conhecerem esta cidade, que pela primeira vez recebeu a turminha.

Uma cidade nova, famílias novas, novas histórias e aventuras.

QUARTA FEIRA, DIA 12/02

Guten Morgen!

Hoje o dia começou cedinho. A Camerata Ivoti participou da missa na Marienschule Vallendar.

À tarde a turminha foi conhecer a cidade de Koblenz.

Koblenz  situa-se em ambas as margens do Reno, em sua confluência com o Mosela, onde estão o Deutsches Eck (canto alemão) e o monumento  do Imperador Guilherme I em seu cavalo.

Depois do passeio, a Camerata Ivoti voltou para Vallendar e se preparou para o concerto, que aconteceu às 19h00min no auditório da escola Marienschule Vallendar.

Assim terminou o último dia da Camerata Ivoti na Alemanha. A turminha passou por 14 cidades alemãs, visitou muitos lugares históricos e participou de várias atividades. Todos os concertos foram recebidos com muitos aplausos e todas as famílias hospedeiras deixaram saudades.

13/02 – QUINTA FEIRA

Guten Morgen!

A Camerata Ivoti partiu para a última estação dessa turnê: Holanda.

Às 7h30min começou a viagem, e às 12h00min chegaram a Dedemsvaart, onde o amigo Herman os esperava. Terminando essa viagem, a turminha se despediu do amigo Peter, já na expectativa de reencontrá-lo em 2016. Tschüs Peter!

Na chegada foram recepcionados com almoço, a tarde foi reservada para ensaios, e logo após foram encaminhados às famílias hospedeiras.

Às 19h30min aconteceu o concerto em Hasselt.

Dedemsvaart já é um segundo lar para a turminha, sempre recebendo todos com muito carinho.

SEXTA FEIRA, DIA 14/02

Vrijdag, 14/02

Bom dia, Goedendag!

A turminha saiu cedinho para passear por Amsterdã.

Amsterdã é a capital e a maior cidade dos Países Baixos, situada na província Holanda do Norte. A cidade é conhecida por seu porto histórico, seus museus de fama internacional e seus inúmeros canais que levaram Amsterdã a ser chamada a “Veneza do Norte”.

A turminha visitou a Casa de Anne Franck e o Rijksmuseum

Depois de tanta novidade, história, cultura, arte e muita alegria, a Camerata Ivoti voltou para Dedemsvaart, onde às 19h30min aconteceu o concerto.

Um dia encantador, cheio de aventuras que animaram a turminha. Agora chegou a hora do descanso.

Sábado – 15/02

Na Holanda, a turminha continuou os passeios em Giethorn.

Giethoorn é uma aldeia na província holandesa de Overijssel, fundada por fugitivos da região do Mediterrâneo em torno de 1230. É conhecida na Holanda como “Veneza do Norte”  ou “Veneza dos Países Baixos”. Giethoorn tem mais de 150 pontes. Na parte velha da cidade, não havia estradas (hoje em dia há uma ciclovia), e todo o transporte foi feito pela água sobre um dos muitos canais.

Às 19h30min aconteceu o concerto em Gramsbergen.

Passeios pela Veneza Holandesa, concerto, confraternização! Mais um dia chegou ao fim, e a turminha já começava a pensar na volta.

Domingo – 16/02

Hoje, às 11h00min, a Camerata Ivoti participou do culto na igreja Kerk St. Brigitta em Ommen.

Depois do culto, todos voltaram para Dedemsvaart. Agora a turminha começava a sentir o gostinho da volta: a tarde foi reservada para a arrumação das malas e instrumentos.

À noite aconteceu a despedida dos amigos holandeses, que sempre recebem com muito carinho, deixando um gostinho de “queremos voltar”! Essa despedida se estendeu noite adentro, pois a turminha começou sua viagem para Amsterdã à 01h00min do dia 17/02.

Com certeza foi nessa hora que todos cochilaram e descansaram.

16 DE FEVEREIRO DE 2014

SOMOS INTERNACIONAIS!

Famílias Corujas, hoje ultrapassamos a marca de 30.000 visualizações! A Camerata Ivoti é conhecida mundo afora! Sem dúvida, um feito recompensador e ao mesmo tempo indicador do crescente prestígio da Camerata. Abre-se, em definitivo, um canal de comunicação e de divulgação de seu trabalho, além de um espaço para curtir e acompanhar a trajetória desses jovens músicos que têm a oportunidade de experimentar toda a forma de regozijo e de crescimento pessoal através da música. Parabéns Camerata Ivoti! O Blog veio para ficar.

17/02 – SEGUNDA FEIRA

COMEÇA A VIAGEM DE VOLTA!

Às 02h00min do dia 17/02/2014 a turminha se despediu dos seus amigos de Dedemsvaart e viajou até Amsterdã. No aeroporto Pschiphol decolaram às 06h30min rumo Lisboa, onde chegaram às 08h30min. Lá, aguardaram o voo direto para Porto Alegre, que saiu às 11h10min. Nós aqui, já ansiosos, acompanhávamos em pensamento essa viagem, já alegres com o reencontro às 19h40min, quando a Camerata Ivoti chegou em Porto Alegre.

E assim chegou ao seu final a 5ª Turnê pela Europa da Camerata Ivoti. Depois de 32 dias de aventuras, concertos e belos passeios em Portugal, Alemanha, França e Holanda, chegou a hora de voltar para casa. Hora de reencontrar as famílias corujas e de compartilhar as alegrias e as emoções vividas em solo europeu. As belas imagens postadas a cada dia deram a clara dimensão das calorosas recepções em todos os países e cidades visitadas, do charme das apresentações e dos concertos realizados, enfim, do absoluto sucesso da viagem. As Famílias Corujas aguardavam ansiosas, com carinho e emoção pelo reencontro com todos.

A segunda-feira certamente amanheceu com uma disposição diferente. A saudade começou a dar lugar para uma sensação de incontestável bem estar e de alegrias incontidas. Era uma questão de horas para estarem de volta ao solo brasileiro e ao calor do abraço e do carinho das suas famílias.

E a todos aqueles que hospedaram e receberam com tanto carinho a comitiva da Camerata Ivoti, o imenso agradecimento de todas as Famílias Corujas. “Muito Obrigado Lisboa!”… “Vielen Dank Deutschland!”… “Un grand merci Paris!”… “Dank u Nederland!” As recepções calorosas e o sucesso crescente a cada nova Turnê são a motivação maior para as próximas. A Turnê 2014 chegou ao fim já na certeza e no compromisso da logo retomada dos trabalhos de dedicação para a elaboração de novos roteiros e repertórios para a Turnê de 2016. E que venha a próxima!

O Blog das Famílias Corujas continuará acompanhando e divulgando a trajetória de apresentações e eventos da Camerata Ivoti. Até amanhã, queridos e queridas. Temos um encontro marcado no Aeroporto Internacional Salgado Filho.

A CAMERATA CHEGOU!

Muito ansiosas, as famílias corujas se reuniram no Aeroporto Internacional Salgado Filho para receber seus filhos e professores. Todos felizes e emocionados, com balões, flores, faixas e corações batendo forte, em coro chamavam: “Camerata, cadê você, eu vim aqui só pra te ver!”

E assim, chega ao fim a 5° Turnê da Camerata Ivoti. Acompanhamos a viagem e conhecemos os lugares junto com nossos filhos através do blog, que uniu mais ainda essa grande família.

Nosso trabalho não termina, a Camerata continua divulgando nossa música e cultura, e nós, divulgando a Camerata!! Até breve!

UM NOVO ANO E NOVOS PROJETOS SE INICIAM

Uma semana após o retorno da Camerata Ivoti de sua 5ª Turnê pela Europa, certamente todas as Famílias Corujas já tiveram tempo suficiente para se inteirar de todos os detalhes e novidades individuais sobre o sucesso da viagem e da turnê. Saudades supridas, muitos abraços dados, boas vindas e orgulhos demonstrados, é hora de dar continuidade aos trabalhos em andamento e projetar futuros.

Aos poucos, inicia-se a retomada dos ensaios semanais e os compromissos de agenda para o ano de 2014. Uma nova etapa se inicia e as boas lembranças da 5ª Turnê entram para a galeria das realizações de sucesso da Camerata Ivoti. Renovam-se ideias, renovam-se projetos, renovam-se pessoas e renovam-se as Famílias Corujas.

Alguns seguem ocupando suas cadeiras, outros talvez troquem de lugar e alguns outros, aos poucos, vão cedendo seus lugares a novos integrantes. Assim funciona a dinâmica da Camerata, assim funciona a dinâmica da vida e da formação pessoal e profissional desses jovens que têm na música um instrumento de realização e de construção do ser.

E assim a Camerata Ivoti, através da dedicação de seus professores e alunos, vai seguindo com seu belo trabalho, num movimento de inovar contínuo. Para aqueles que ficam certamente permanece a satisfação de continuar esse gratificante trabalho. Para os novos integrantes que têm a chance de entrar para a Família Camerata, provavelmente vai se construindo uma alegre ansiedade da realização de um sonho e a intenção de dar o melhor de si. Aos que começam a se despedir com o objetivo de seguirem novos caminhos, como outros tantos já o fizeram, talvez junto da alegria de encarar novos desafios certa melancolia se faça presente na despedida do grupo. Embora se saiba que essa tristeza momentânea do desligamento não desfaça jamais as boas lembranças vividas e o orgulho de ter participado da história da Camerata Ivoti.

Em nome de todas as Famílias Corujas, desejamos a todos aqueles que permanecem que renovem sua alegria e disposição para a continuação dos trabalhos. Aos jovens e suas famílias que vêm chegando, bem vindos sejam à Camerata Ivoti. Para aqueles que dela começam a se despedir, desejamos muito sucesso e prosperidade nas novas escolhas e rumos a seguir.

Assim vamos seguindo, todos juntos, numa só família, com objetivos e alegrias em comum. O Blog das Famílias Corujas estará sempre acompanhando e registrando essa trajetória de sucesso. E que venham os próximos desafios. E que venham os preparativos para a Turnê de 2016!

CONCERTO EMOCIONANTE!

Na noite de ontem, dia 10 de março, as Famílias Corujas voltaram a se encontrar!

O Concerto de Gala, com a apresentação do programa da Turnê 2014 para as famílias e para os patrocinadores da Revista/Programa, foi um sucesso.

Momentos de emoção, encanto, sorrisos, aplausos e pedido de “mais uma” ao final do concerto, encheram os corações de todos de muita alegria.

As Famílias Corujas se orgulham de seus filhos e professores, que brilham ao divulgar nossa música e nossa cultura, seja na Europa ou aqui pertinho de todos!

Parabéns Camerata Ivoti!O Concerto de Gala marcou e celebrou o sucesso da 5ª Turnê pela Europa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s