Retrospectiva TURNÊ 2006

Vamos lembrar um pouquinho das turnês da Camerata Ivoti?

Em julho de 2005 começava a ser planejada a primeira Turnê da Camerata Ivoti. Pensava-se numa forma de recompensa pelo estudo, esforço e dedicação dos alunos de música. Ainda sem a certeza de que realmente conseguiriam realizar a façanha, todos juntos, professores, alunos e pais, começaram a organizar a viagem. Aos professores cabia o planejamento do repertório que apresentariam; aos alunos uma carga maior de disciplina e dedicação aos estudos e ensaios; e aos pais… bem, aos pais, primeiramente, cabia a missão de se divertirem com a ideia de viajar com os filhos e de poder imaginá-los em apresentações pela Europa! De toda a forma, os pais também tiveram uma participação ativa. Além de ajudar na organização, acompanhavam os ensaios, que aconteciam aos sábados à tarde. Sem dúvida, iniciava-se ali a formação de uma grande família: a Família Camerata Ivoti.

Assim, após cinco meses de muito trabalho conjunto tudo estava praticamente pronto. Em dezembro de 2005 realizava-se o 1° Concerto de Gala da Camerata Ivoti no auditório do Instituto de Educação Ivoti. O público teve a oportunidade de conhecer o repertório que seria levado na Turnê. Sem dúvida, um momento emocionante para todos.

O sonho começava a tomar forma e virar realidade. No dia 24/12/2005 a Camerata participou do programa de TV “Bom Dia Rio Grande”, da RBS TV.

Assim, ainda durante as férias, os ensaios do grupo continuaram acontecendo e, no dia 21 de janeiro de 2006, enfim, a turminha se reunia rumo à Alemanha.

A chegada do grupo ao solo europeu fora através de Frankfurt, onde foi apresentado ao Peter, motorista do ônibus que transportou a todos durante toda viagem e que logo tornou-se integrante da Família Camerata Ivoti!

 

O roteiro da Turnê 2006 levou a Camerata para os seguintes lugares:

21/01/2006 – Saída do Brasil.

22 a 23/01 – Eisenach – a turminha chegou a Eisenach à noite, sendo recepcionada pelos hospedeiros. No dia seguinte, com frio de -9º C, o grupo visitou a Casa de Bach, onde há um museu de instrumentos musicais. Também conheceu o castelo Wartburg, uma magnífica construção que abrigou reis, rainhas e foi o refúgio de Martin Lutero enquanto ele traduzia o Novo Testamento da Bíblia Sagrada do grego para o alemão, de modo que o povo em geral também tivesse acesso a essa leitura. Sem dúvida, um passeio inesquecível! O grupo também teve a oportunidade de fazer trilha no Cânion da Neve. O primeiro concerto aconteceu na Escola de Música Bach. Muita cultura!

24 a 25/01 – Bielefeld – em Bielefeld, a recepção foi com um almoço. À tarde o grupo seguiu para uma caminhada pela cidade em que conheceu o Castelo Sparrenberg e, mais tarde, o museu histórico da cidade. Na volta para a Gemeindehaus, algumas compras no mercado e, mais tarde, ensaio com o coro da comunidade. Após o ensaio, festa com os hospedeiros na Gemeindehaus: muita alegria… e comida! No dia seguinte a viagem seguiu para Erpentrup, lugar onde o grupo visitou uma fábrica de vidro. E foi lá que o grupo viu pela primeira vez o cair da neve. Seguiram-se muitas brincadeiras no gelo. Uma delícia! Na cidade vizinha, Paderborn, seguiu-se uma visita a Igreja de São Libório, a Catedral da cidade, e ao museu do computador, onde a turma participou de uma gincana. À noite, de volta a Bielefeld, concerto com o coro na Jakobuskirche. Hospedeiros calorosos!

26 a 27/01 – Bad Kreuznach – recepcionados pelo Pastor Dunkel com lanche, em Winzenheim, um bairro de Bad Kreuznach. Na primeira noite, o concerto aconteceu em Hargesheim. Na volta o grupo se reuniu na Gemeindehaus para degustação de sucos e vinhos, pois se tratava de uma região vinícola. No dia seguinte, o grupo realizou seu passeio pelo centro de Bad Kreuznach, onde teve a oportunidade de fazer as primeiras comprinhas. À tarde, em Winzenheim, o grupo fez um passeio de trenó em meio a um parreiral. O concerto da noite aconteceu na Pauluskirche. Após a apresentação, confraternização de despedida e, como sempre, comida, comida! O grupo todo se sentiu em casa!

28 a 29/01 – Landau – logo na chegada, visita ao centro da cidade, onde se encontra uma das igrejas mais antigas da Alemanha. Em seguida, o concerto se deu na igreja de Queichheim e, após, janta com os hospedeiros. No dia seguinte, ocorreu um passeio por Heidelberg. A visita ao Castelo Heidelberg trouxe encantamento a todos, com sua maravilhosa estrutura e a vista tanto da cidade como do Rio Neckar. De volta a Landau, o concerto aconteceu à noite, na igreja de Offenbach. Um sonho!

30 a 31/01 – Lichtenstein-Holzenfingen – em Lichtenstein havia nevado muito. Entre os passeios, ida ao Castelo Lichtenstein, com vista para a cidade, e a uma estação de esqui, onde a turminha se divertiu muito! Mais tarde, o grupo seguiu até Reutlingen, com o concerto na Nikolaiskirche. No dia seguinte, em Gaildorf, o concerto se deu na Empresa Mahle. De volta a Lichtenstei-Holzenfingen, novo concerto na Igreja de São Paulo. Outra confraternização com os hospedeiros e muitas brincadeiras na neve!

01 a 02/02 Roth – com a primeira tarde livre, o grupo conheceu o centro da cidade, onde pode fazer compras. À noite, como preparação para o concerto do dia seguinte, ocorreu um ensaio juntamente com o coro da comunidade. No segundo dia o grupo visitou Nürnberg, com ida a Lorenzkirche e passeio pelo centro da cidade. Entre os locais visitados, o Brunne – um poço no centro da cidade – e o Castelo de Nürnberg. À noite, o concerto aconteceu na Gemeindehaus, com direito a janta de despedida. Muita história!

03 a 04/02 Frickenhausen – na chegada, o grupo ficou junto aos hospedeiros, com direito a um descanso. À noite, o concerto aconteceu em Sielmingen. No dia 04 de fevereiro a viagem seguiu até Stuttgart, com direito a visitas a castelos, ao Obelisco e ao centro, para mais compras! À noite, o concerto do dia ocorreu na igreja evangélica de Frickenhausen, com nova confraternização. Muitas compras!

05/02 – Neu-Isenburg – com recepção na prefeitura, o grupo conheceu um pouco da história da cidade. Passeio pelo centro e almoço na Gemeindehaus. À tarde, a turma seguiu a Frankfurt. Com o auxílio de um guia, todos tiveram a oportunidade de conhecer o centro da cidade, a igreja e mais histórias sobre o local. De volta, o concerto do dia ocorreu na igreja, com direito a nova confraternização e uma calorosa recepção!

06 a 07/02 – Greiz – recepção com lanche na Gemeindehaus. À tarde, o passeio pela cidade seguiu com a colaboração de um guia. Entre os locais visitados, dois castelos, o mirante e a Igreja St. Marien. No dia seguinte, a viagem foi até Netzschkau. Visitas à casa do compositor Heinrich Schütz e a Göltzschtalbrücke, a maior ponte de tijolos. O concerto da noite, com a já tradicional confraternização, ocorreu na igreja. Muita neve e frio extremo!

08/02 – Markkleeberg – assim que chegou, o grupo visitou lagos artificiais da cidade. Logo após, recepção na prefeitura, com direito a almoço. A tarde fora marcada com visita à cidade de Leipzig. O grupo teve a oportunidade de visitar a Thomaskirche, onde se encontra o túmulo de Bach; e a Nikolaikirche, conhecidos marcos da história. Também houve um um tempo livre para compras. De volta a Markkleeberg, o concerto ocorreu na igreja. Bach, música e muita cultura!

09 a 14/02 Berlin – na chegada a Berlin, o grupo se despediu de Peter (o fiel motorista). Era chegada a hora de “se virar” com ônibus, trem e metrô. A recepção aconteceu na Gustav-Adolf Werk, com almoço. Em seguida, o grupo foi encaminhado aos seus hospedeiros. Ao final da tarde, a turma participou do culto na maravilhosa Berliner Dom! Na mesma área encontra-se a Museumsinsel, sendo que o belo passeio incluiu visitas a três museus, entre eles o Pergamonmuseum. No dia seguinte a visitação seguiu à escola evangélica, local em que a turminha se dividiu nas salas de aula para conversar com os alunos. Ao final da visita, o grupo tocou algumas peças do concerto. O almoço do dia se deu na escola, com direito a tarde livre para passeios e compras. O terceiro dia começou com muita neve e a visita ao Reichstagsgebäude, o Parlamento Alemão. A subida em sua cúpula ofereceu a todos uma linda vista da cidade. Seguindo com as visitações, o grupo conheceu a Brandenburger Tor. A tarde continuou livre para mais passeios pelo centro e suas lojas. A noite foi marcada pelo encontro de todos na Komisch Oper, onde o grupo teve a satisfação de assistir a Ópera Die Fledermaus. No dia seguinte, a Camerata Ivoti tocou na igreja Auenkirche e o restante do dia todos passaram com os seus hospedeiros. O último dia em Berlin também foi livre com os hospedeiros e a concentração do grupo se voltou para a arrumação da bagagem. Ao final do dia a turma se encontrou na Französische Dom, onde aconteceu o último concerto da Turnê Alemanha 2006. O encerramento ocorreu com bela festa de despedida, sendo que a turma ficou alojada numa sala da Evangelische Kirche Deutschland até a madrugada do dia 13, quando se deu a ida ao aeroporto para a volta do grupo. Cultura, história, aventura, satisfação e muita alegria!

14/02/2006 – A volta – Durante toda a estadia na Europa o grupo da Camerata Ivoti ficou hospedado em casas de famílias. A recepção foi muito boa, sendo que a maioria dos hospedeiros se prontificou a novamente receber o grupo em turnês futuras. Assim, o regresso começou no dia 14/02/2006, em Berlin, e a chegada de volta ao solo gaúcho se deu na noite desse mesmo dia. Cansado, mas feliz, o grupo da Camerata Ivoti reencontrava suas famílias, com muita alegria e um enorme sentimento de dever cumprido. E que venha a próxima viagem!


O repertório de músicas levado aos alemães em 2006 compunha:
SEU NOME É MARAVILHOSO – hinário da IECLB – HPD, n°235 
arr. Irineu Krüger
 
CONCERTO PARA QUATRO VIOLINOS,em SI menor,Op. 3 n° 10
Antonio Vivaldi
       I  Allegro
                Solistas: violino I Débora P. Henz
                                violino II Mauro Moraes
                                violino III Eduarda C. D. Weber
                                violino IV Keite M. Gularte
 
CONCERTINO PARA VIOLINO
Ernst Mahle
       I    Allegro
       II  Andantino
       III Gioioso
                Solista: Débora P. Henz
 
QUATRO MOMENTOS n°3
Ernani Aguiar
        I     Tempo de Maracatu
        II   Tempo de Cabocolinhos
        III  Canto
        IV  Marcha
 
AMENO RESEDÁ
Ernesto Nazareth – arr. Carlos L. Besen
                Solista: Luciana Malacarne
 
NESTA RUA
Folclore Brasileiro – arr. Carlos A. Vieira
 
EU SEI QUE VOU TE AMAR!
Antonio Carlos Jobin
 
PEQUENA SUITE BOI DE MAMÃO
Carlos Alberto Vieira
        I Bananeira, o Boi e o Cavalinho
 
MOURÃO
Guerra Peixe
 
LUA BRANCA
Francisca Gonzaga – arr. Sandra Mohr
 
 
Integrantes da Camerata Ivoti na Turnê de 2006: 
VIOLINO I                                             VIOLINO II         
Irving Feldens                                         Dalires Kotz
Débora P. Henz                                       Talita L. Moraes
Mauro Moraes                                         Keite M. Gularte
Eduarda C. D. Weber                              Victória A. M. Ewald
Samuel Schneider
 
VIOLA                                                     CELLO                                                 
Alexa Lang                                               Monica Cardoso
Isabel Wiebke                                         Ana Laura Anschau
Tailan A. Frey                                          Martina Ströher
 
CONTRABAIXO                                   PIANO                                                        
Gastão Gerling                                         Luciana Malacarne
 
PERCUSSÃO
José F. S. Henz
 
Grupo de mães de alunos acompanhantes da Turnê de 2006:
Magda P. Henz
Rose R. Anschau
Maria Gessi Moraes
Marli Wiebke
Silvana Londero
Leila E. D. Weber
 
 
Fonte: Texto baseado em apontamentos do arquivo pessoal de Leila Elisa Dhein Weber.
Imagens: Acervo da ASCARTE/Camerata Ivoti.
Edição de texto e imagens: Leila Elisa Dhein Weber e Isabel Cristina Frozi.
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s