E veio o 2010!
Logo após a 2ª Turnê da Camerata Ivoti, o ano de 2008 foi de muitas apresentações. Era chegada a hora de colher os louros do sucesso na Europa. A Camerata levou os nomes da cidade de Ivoti, do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil para o exterior e deixou por lá o som da nossa música, o que encantou também a todos os brasileiros que acompanharam e reconheceram esse trabalho. A turminha participou de vários eventos e cativou os públicos dos estados do sul e do sudeste. Assim, já na metade de 2008 começava a ser planejada a próxima turnê. Iniciava-se a pesquisa para um novo repertório e uma avaliação dos alunos de música que evoluíram em seus estudos durante o ano e que poderiam ingressar na Família Camerata. O ano de 2009 iniciou a todo vapor. Ensaios, apresentações, mais ensaios. Tudo precisava ficar pronto em tempo, pois a Turnê Europa 2010 estava confirmada. Mais uma vez, o trabalho, a dedicação e o empenho de todos foram recompensados no Concerto de Gala para a Turnê 2010. Os pais se esmeraram na decoração e na recepção do evento. Foi realmente um sonho.
No início do ano a turminha reforçou a divulgação da viagem com uma apresentação na Rádio Guaíba, de Porto Alegre, marcando assim o início de mais uma viagem.
Como de costume, no dia 14 de janeiro todos se encontraram no aeroporto pra a 3ª aventura da Família Camerata Ivoti pela Europa. Como os convites para que retornassem a vários lugares por onde já haviam passado eram muitos, a porta de entrada foi novamente a Holanda.
O roteiro da Turnê 2010 levou a Camerata para os seguintes lugares:
14/01/2010 – Saída do Brasil.
15 a 19/01 – Slagharen – Dedemsvaart (Holanda) – logo na chegada ocorreu uma confraternização com pequeno lanche junto aos hospedeiros, alguns já conhecidos da viagem anterior e outros novos, todos muito felizes na recepção ao grupo brasileiro. O dia seguinte foi livre com as famílias hospedeiras, sendo que o grupo teve a oportunidade de visitar o Openluchtmuseum. Lá a turminha teve a oportunidade de patinar no gelo. Depois de muitos tombos, enfim, a maioria conseguiu patinar. O primeiro concerto da nova turnê ocorreu na Igreja Reformada Livre de Bergentheim. No dia 17/01, já em Dedemsvaart, a Camerata participou do culto na Igreja Reformada Kerkelijk. No dia seguinte o grupo teve uma tarde com jogos típicos holandeses e também assistiu a um carrilhão. À noite todos se reuniram para o concerto na Igreja Reformada Immanuëlkerk, ainda em Dedemsvaart. No dia 19/01, o terceiro concerto da turnê foi em Slagharen, na Igreja Alphonsuskerk. Assim, depois de vários dias era chegada a hora de se despedir do Herman, o querido hospedeiro holandês, e dar olá ao Peter, o fiel motorista da Camerata Ivoti na Europa. O Herman é o Herman, e o Peter é o Peter!!!
20 a 22/01 – Bielefeld – logo na chegada o grupo foi para a sala de jogos na Gemeindehaus, lugar já bem conhecido pela turminha. Depois do almoço na Gemeindehaus, o grupo fez um passeio pela cidade num trem/bondinho “Sparrenexpress”. Ao final do passeio, mais um tempinho para compras. A manhã do dia seguinte foi marcada pela visita à escola Kuhlo-Realschule, onde a turma se apresentou e pode conversar com os alunos. Para a tarde foi reservada uma visita ao museu do computador, na cidade vizinha de Paderborn. No dia 22/01, pela manhã, a Camerata se apresentou na escola Cecilien-Gymnasium e, à tarde, enquanto alguns faziam compras, outros preferiram se divertir no parque aquático Isharabad. Depois da diversão, o concerto do dia foi na igreja Jakobuskirche, seguido de uma tradicional confraternização. No dia seguinte, cedo, nova partida. Muita diversão!
23 a 24/01 – Bad Fredeburg – no primeiro dia o grupo passeou com os hospedeiros no centro da cidade, onde tiveram a oportunidade de visitar outro parque aquático, o Sauerlandbad. O concerto foi à noite, na igreja Christuskirche, em Schmallenberg. No segundo dia, pela manhã, a turma participou do culto. Em seguida, ocorreu o passeio para a Montanha Winterberg, uma estação de esqui, onde o grupo andou de trenó, além de esquiar e praticamente afundar na neve. Mundo branco de neve e muita alegria da turminha!
25 a 26/01 – Göttingen – a chegada foi marcada com recepção pela direção da escola Georg-Christoph-Lichtenberg-Gesamtschule no Lichtenbersaal. O grupo almoçou na escola e conheceu seus hospedeiros. À tarde, ocorreu a visita ao museu de instrumentos Musikwissenschaftliches Seminar. Em seguida, a turma ficou livre com os hospedeiros, com mais passeios e comprinhas. O dia 26/01 foi reservado para assistir aulas e ensaiar com a orquestra da escola. O almoço foi servido ali mesmo, sendo que à tarde o grupo assistiu a uma apresentação da escola alemã. À noite, o concerto do dia ocorreu na escola Integrierte Gesamtschule-Göttingen. Após o concerto, uma confraternização na cafeteria da Sek I. Um pouco da cultura alemã.
27 a 29/01 – Lohmar – depois de uma longa viagem, o grupo brasileiro foi recepcionado na comunidade de Lohmar, com lanche. O concerto se deu à noite, na Igreja Católica de Lohmar/Neuhonrath, seguido de uma confraternização com os hospedeiros. O dia seguinte foi de viagem até Bonn, onde a turma passeou pela cidade e conheceu a casa onde Ludwig Van Beethoven nasceu. O grupo também teve a oportunidade de fazer compras na loja Haribo – uma das maiores produtoras de balas e chicletes do mundo. Segundo a turminha, uma das melhores coisas que aconteceram na viagem! À noite, o concerto ocorreu na Igreja de Cristo de Lohmar, com a tradicional confraternização. No dia 29/01, pela manhã, na ida para Kobern-Gondorf, a turma ainda visitou a “Haus der Geschichte” – museu dos dinossauros – em Bonn. Muita aventura e muita doçura!
29 a 31/01 – Kobern-Gondorf – recepcionado pelas famílias hospedeiras com lanche, o grupo ensaiou com o Coral da cidade. O restante da tarde foi livre com os hospedeiros, tanto para passear como para descansar. À noite, ocorreu o 1° concerto na Igreja Pfarrkirche St. Lubentius. A manhã do dia seguinte foi de ensaios com os alunos alemães e, à tarde, o grupo realizou mais um passeio sob muita neve. O último dia em Kobern-Gondorf foi de mais ensaios pela manhã e almoço com as famílias hospedeiras. À tarde ocorreu um ensaio geral com grupos de alunos de música, a Camerata e um coral da comunidade local. O concerto aconteceu à noite na Igreja Pfarrkirche St. Lubentius. Em seguida, uma confraternização de despedida. Muita música!
01/02 – Bad Kreuznach – antes da chegada em Winzenheim, o bairro da hospedagem dos brasileiros, o grupo passou pelo centro de Bad Kreuznach, onde todos lancharam e aproveitaram o tempinho para mais comprinhas. O Pastor Dunkel já esperava a turminha quando esta chegou a Winzenheim. Após um lanche, o grupo se preparou para o concerto da noite, na Igreja St. Peter. Depois do concerto, mais festa com os hospedeiros e muita alegria. O lar alemão da Kammerorchester Ivoti!
02 a 05/02 – St. Wendel – na chegada em Niederlinxweiler, também bairro de hospedagem dos brasileiros, a turma foi encaminhada aos hospedeiros. O concerto do dia ocorreu à noite, no Kulturzentrum de Oberlinxweiler, sendo que alguns integrantes da Camerata não conseguiram chegar até o local por causa da nevasca. Assim, em função da neve, no dia 03/02 o grupo passou bastante tempo com as famílias hospedeiras. O 2° concerto foi na Karlskirche, em Offenbach/Glan. A Camerata Ivoti se apresentou junto com o coro da comunidade. A manhã do dia 04/02 foi livre para descanso e logo depois do almoço o grupo saiu para Stuttgart. Na chegada a Empresa Mahle, o grupo foi recepcionado com lanche e, logo em seguida, todos puderam visitar o museu da empresa. O concerto do dia se deu no auditório da Empresa Mahle. A despedida da turma foi depois da janta. No dia 05/02, de volta a St. Wendel, em consequência dos altos volumes de neve, o dia foi em companhia dos hospedeiros. Um dos únicos passeios possíveis foi a uma igreja da cidade. À noite, o concerto ocorreu em Neunkirchen. Neve, neve, muita neve!
06 a 07/02 – Mayen – logo na chegada o grupo já partiu ao trabalho: ensaio. O concerto foi em conjunto com a orquestra da escola de música e, logo após, janta com todos os integrantes da orquestra e hospedeiros. No dia 07/02 o grupo de brasileiros se apresentou na prefeitura e teve a oportunidade de visitar uma mina, onde está o Eifelmuseum. A mina fica sob um castelo que abriga o museu sobre a economia da cidade, bem como de pertences dos antigos moradores do castelo (joias, roupas, armaduras, armas). À tarde o grupo passeou por Koblenz e se divertiu no boliche. Muita diversão e antiguidade pelo ar!
08 a 09/02 – Kaiserslautern – logo depois da chegada, o grupo aproveitou para passear e conhecer o Musikantenmuseum, que conta a história da música em Kaiserslautern. À noite, o concerto foi em Steinwenden. No dia seguinte, ocorreu uma visita a Kaiserpfalz, os túneis subterrâneos que antigamente eram usados pelos reis quando estes precisavam se esconder ou fugir. Nessa noite, o concerto foi em Kaiserslautern, na Igreja St. Martin, seguido da confraternização de despedida. Aventura subterrânea!
10/02 – Köln – Karneval! O grupo brasileiro chegou bem em época de carnaval local. E a cidade de Köln novamente foi escolhida para uma parada e o merecido descanso da turminha. Entre as visitações a Kölner Dom, com seus mais de 500 degraus até o topo da torre. E os tradicionais passeios pelo centro para comprinhas, muitas comprinhas. O pernoite de todos foi num albergue. Muitas brincadeiras e descontração. Pura festa!
11 a 12/02 – Frankfurt – a recepção do grupo se deu na prefeitura, onde a Bandeira brasileira novamente esteve hasteada. A apresentação dos brasileiros foi no Römersaal, uma das salas na prefeitura onde se encontram expostas as pinturas dos reis e imperadores alemães. Mais tarde, a turma conheceu a ponte mais antiga sobre o Rio Meno; a Catedral de Frankfurt; também passeou pelo centro da cidade, onde ainda havia muita movimentação de carnaval. Após o passeio a turminha foi encaminhada aos hospedeiros. À noite, o concerto ocorreu na Alte Nikolaikirche, no centro da cidade. A igreja, atualmente, é uma casa de artes muito concorrida. No dia 12/02 o grupo da Camerata visitou o Consulado Brasileiro, onde se apresentou e conheceu a agência do Banco do Brasil. Dali, recebido com lanche, o grupo seguiu com um passeio pelo centro e um momento para compras. À noite, o concerto aconteceu na Kirche des Frankfurter Diakonissenhauses. Juntamente com a Camerata, um grupo de metais, que em 2011 visitaria o IEI, também se apresentou na igreja. O Herman, que é o sempre querido e atencioso Herman, veio especialmente até Frankfurt para se despedir da turminha. E a Turnê chegava ao seu final. Muitos brasileiros!
13/02/2010 – A volta – no aeroporto, o grupo brasileiro se despediu de Peter (o motorista), reconhecido definitivamente como integrante da Família Camerata, com a fiel e alegre promessa de um reencontro em exatos dois anos, na próxima turnê. Assim, toda a alegria que a turminha e suas famílias sentiram na partida tornava-se da mesma forma intensificada na volta. A certeza de saber que apenas algumas horas os separavam de seus familiares, de seus amigos, suas casas e seus lares, amenizava qualquer menção de cansaço. A alegria e a satisfação do retorno confortaram e prometeram renovar energias, afinal, a Turnê 2012 já começava a brilhar no horizonte!