TURNÊ 2010

E veio o 2010!

Logo após a 2ª Turnê da Camerata Ivoti, o ano de 2008 foi de muitas apresentações. Era chegada a hora de colher os louros do sucesso na Europa. A Camerata levou os nomes da cidade de Ivoti, do estado do Rio Grande do Sul e do Brasil para o exterior e deixou por lá o som da nossa música, o que encantou também a todos os brasileiros que acompanharam e reconheceram esse trabalho. A turminha participou de vários eventos e cativou os públicos dos estados do sul e do sudeste. Assim, já na metade de 2008 começava a ser planejada a próxima turnê. Iniciava-se a pesquisa para um novo repertório e uma avaliação dos alunos de música que evoluíram em seus estudos durante o ano e que poderiam ingressar na Família Camerata. O ano de 2009 iniciou a todo vapor. Ensaios, apresentações, mais ensaios. Tudo precisava ficar pronto em tempo, pois a Turnê Europa 2010 estava confirmada. Mais uma vez, o trabalho, a dedicação e o empenho de todos foram recompensados no Concerto de Gala para a Turnê 2010. Os pais se esmeraram na decoração e na recepção do evento. Foi realmente um sonho.

No início do ano a turminha reforçou a divulgação da viagem com uma apresentação na Rádio Guaíba, de Porto Alegre, marcando assim o início de mais uma viagem.

Como de costume, no dia 14 de janeiro todos se encontraram no aeroporto pra a 3ª aventura da Família Camerata Ivoti pela Europa. Como os convites para que retornassem a vários lugares por onde já haviam passado eram muitos, a porta de entrada foi novamente a Holanda.

 

O roteiro da Turnê 2010 levou a Camerata para os seguintes lugares:

14/01/2010 – Saída do Brasil.

15 a 19/01 – Slagharen – Dedemsvaart (Holanda) – logo na chegada ocorreu uma confraternização com pequeno lanche junto aos hospedeiros, alguns já conhecidos da viagem anterior e outros novos, todos muito felizes na recepção ao grupo brasileiro. O dia seguinte foi livre com as famílias hospedeiras, sendo que o grupo teve a oportunidade de visitar o Openluchtmuseum. Lá a turminha teve a oportunidade de patinar no gelo. Depois de muitos tombos, enfim, a maioria conseguiu patinar. O primeiro concerto da nova turnê ocorreu na Igreja Reformada Livre de Bergentheim. No dia 17/01, já em Dedemsvaart, a Camerata participou do culto na Igreja Reformada Kerkelijk. No dia seguinte o grupo teve uma tarde com jogos típicos holandeses e também assistiu a um carrilhão. À noite todos se reuniram para o concerto na Igreja Reformada Immanuëlkerk, ainda em Dedemsvaart. No dia 19/01, o terceiro concerto da turnê foi em Slagharen, na Igreja Alphonsuskerk. Assim, depois de vários dias era chegada a hora de se despedir do Herman, o querido hospedeiro holandês, e dar olá ao Peter, o fiel motorista da Camerata Ivoti na Europa. O Herman é o Herman, e o Peter é o Peter!!!

20 a 22/01 – Bielefeldlogo na chegada o grupo foi para a sala de jogos na Gemeindehaus, lugar já bem conhecido pela turminha. Depois do almoço na Gemeindehaus, o grupo fez um passeio pela cidade num trem/bondinho “Sparrenexpress”. Ao final do passeio, mais um tempinho para compras. A manhã do dia seguinte foi marcada pela visita à escola Kuhlo-Realschule, onde a turma se apresentou e pode conversar com os alunos. Para a tarde foi reservada uma visita ao museu do computador, na cidade vizinha de Paderborn. No dia 22/01, pela manhã, a Camerata se apresentou na escola Cecilien-Gymnasium e, à tarde, enquanto alguns faziam compras, outros preferiram se divertir no parque aquático Isharabad. Depois da diversão, o concerto do dia foi na igreja Jakobuskirche, seguido de uma tradicional confraternização. No dia seguinte, cedo, nova partida. Muita diversão!

23 a 24/01 – Bad Fredeburgno primeiro dia o grupo passeou com os hospedeiros no centro da cidade, onde tiveram a oportunidade de visitar outro parque aquático, o Sauerlandbad. O concerto foi à noite, na igreja Christuskirche, em Schmallenberg. No segundo dia, pela manhã, a turma participou do culto. Em seguida, ocorreu o passeio para a Montanha Winterberg, uma estação de esqui, onde o grupo andou de trenó, além de esquiar e praticamente afundar na neve. Mundo branco de neve e muita alegria da turminha!

25 a 26/01 – Göttingena chegada foi marcada com recepção pela direção da escola Georg-Christoph-Lichtenberg-Gesamtschule no Lichtenbersaal. O grupo almoçou na escola e conheceu seus hospedeiros. À tarde, ocorreu a visita ao museu de instrumentos Musikwissenschaftliches Seminar. Em seguida, a turma ficou livre com os hospedeiros, com mais passeios e comprinhas. O dia 26/01 foi reservado para assistir aulas e ensaiar com a orquestra da escola. O almoço foi servido ali mesmo, sendo que à tarde o grupo assistiu a uma apresentação da escola alemã. À noite, o concerto do dia ocorreu na escola Integrierte Gesamtschule-Göttingen. Após o concerto, uma confraternização na cafeteria da Sek I. Um pouco da cultura alemã.

27 a 29/01 – Lohmar – depois de uma longa viagem, o grupo brasileiro foi recepcionado na comunidade de Lohmar, com lanche. O concerto se deu à noite, na Igreja Católica de Lohmar/Neuhonrath, seguido de uma confraternização com os hospedeiros. O dia seguinte foi de viagem até Bonn, onde a turma passeou pela cidade e conheceu a casa onde Ludwig Van Beethoven nasceu. O grupo também teve a oportunidade de fazer compras na loja Haribo – uma das maiores produtoras de balas e chicletes do mundo. Segundo a turminha, uma das melhores coisas que aconteceram na viagem! À noite, o concerto ocorreu na Igreja de Cristo de Lohmar, com a tradicional confraternização. No dia 29/01, pela manhã, na ida para Kobern-Gondorf, a turma ainda visitou a “Haus der Geschichte” – museu dos dinossauros – em Bonn. Muita aventura e muita doçura!

29 a 31/01 – Kobern-Gondorfrecepcionado pelas famílias hospedeiras com lanche, o grupo ensaiou com o Coral da cidade. O restante da tarde foi livre com os hospedeiros, tanto para passear como para descansar. À noite, ocorreu o 1° concerto na Igreja Pfarrkirche St. Lubentius. A manhã do dia seguinte foi de ensaios com os alunos alemães e, à tarde, o grupo realizou mais um passeio sob muita neve. O último dia em Kobern-Gondorf foi de mais ensaios pela manhã e almoço com as famílias hospedeiras. À tarde ocorreu um ensaio geral com grupos de alunos de música, a Camerata e um coral da comunidade local. O concerto aconteceu à noite na Igreja Pfarrkirche St. Lubentius. Em seguida, uma confraternização de despedida. Muita música!

01/02 – Bad Kreuznachantes da chegada em Winzenheim, o bairro da hospedagem dos brasileiros, o grupo passou pelo centro de Bad Kreuznach, onde todos lancharam e aproveitaram o tempinho para mais comprinhas. O Pastor Dunkel já esperava a turminha quando esta chegou a Winzenheim. Após um lanche, o grupo se preparou para o concerto da noite, na Igreja St. Peter. Depois do concerto, mais festa com os hospedeiros e muita alegria. O lar alemão da Kammerorchester Ivoti!

02 a 05/02 – St. Wendel na chegada em Niederlinxweiler, também bairro de hospedagem dos brasileiros, a turma foi encaminhada aos hospedeiros. O concerto do dia ocorreu à noite, no Kulturzentrum de Oberlinxweiler, sendo que alguns integrantes da Camerata não conseguiram chegar até o local por causa da nevasca. Assim, em função da neve, no dia 03/02 o grupo passou bastante tempo com as famílias hospedeiras. O 2° concerto foi na Karlskirche, em Offenbach/Glan. A Camerata Ivoti se apresentou junto com o coro da comunidade. A manhã do dia 04/02 foi livre para descanso e logo depois do almoço o grupo saiu para Stuttgart. Na chegada a Empresa Mahle, o grupo foi recepcionado com lanche e, logo em seguida, todos puderam visitar o museu da empresa. O concerto do dia se deu no auditório da Empresa Mahle. A despedida da turma foi depois da janta. No dia 05/02, de volta a St. Wendel, em consequência dos altos volumes de neve, o dia foi em companhia dos hospedeiros. Um dos únicos passeios possíveis foi a uma igreja da cidade. À noite, o concerto ocorreu em Neunkirchen. Neve, neve, muita neve!

06 a 07/02 – Mayenlogo na chegada o grupo já partiu ao trabalho: ensaio. O concerto foi em conjunto com a orquestra da escola de música e, logo após, janta com todos os integrantes da orquestra e hospedeiros. No dia 07/02 o grupo de brasileiros se apresentou na prefeitura e teve a oportunidade de visitar uma mina, onde está o Eifelmuseum. A mina fica sob um castelo que abriga o museu sobre a economia da cidade, bem como de pertences dos antigos moradores do castelo (joias, roupas, armaduras, armas). À tarde o grupo passeou por Koblenz e se divertiu no boliche. Muita diversão e antiguidade pelo ar!

08 a 09/02 – Kaiserslauternlogo depois da chegada, o grupo aproveitou para passear e conhecer o Musikantenmuseum, que conta a história da música em Kaiserslautern. À noite, o concerto foi em Steinwenden. No dia seguinte, ocorreu uma visita a Kaiserpfalz, os túneis subterrâneos que antigamente eram usados pelos reis quando estes precisavam se esconder ou fugir. Nessa noite, o concerto foi em Kaiserslautern, na Igreja St. Martin, seguido da confraternização de despedida. Aventura subterrânea!

10/02 – KölnKarneval! O grupo brasileiro chegou bem em época de carnaval local. E a cidade de Köln novamente foi escolhida para uma parada e o merecido descanso da turminha. Entre as visitações a Kölner Dom, com seus mais de 500 degraus até o topo da torre. E os tradicionais passeios pelo centro para comprinhas, muitas comprinhas. O pernoite de todos foi num albergue. Muitas brincadeiras e descontração. Pura festa!

11 a 12/02 – Frankfurta recepção do grupo se deu na prefeitura, onde a Bandeira brasileira novamente esteve hasteada. A apresentação dos brasileiros foi no Römersaal, uma das salas na prefeitura onde se encontram expostas as pinturas dos reis e imperadores alemães. Mais tarde, a turma conheceu a ponte mais antiga sobre o Rio Meno; a Catedral de Frankfurt; também passeou pelo centro da cidade, onde ainda havia muita movimentação de carnaval. Após o passeio a turminha foi encaminhada aos hospedeiros. À noite, o concerto ocorreu na Alte Nikolaikirche, no centro da cidade. A igreja, atualmente, é uma casa de artes muito concorrida. No dia 12/02 o grupo da Camerata visitou o Consulado Brasileiro, onde se apresentou e conheceu a agência do Banco do Brasil. Dali, recebido com lanche, o grupo seguiu com um passeio pelo centro e um momento para compras. À noite, o concerto aconteceu na Kirche des Frankfurter Diakonissenhauses. Juntamente com a Camerata, um grupo de metais, que em 2011 visitaria o IEI, também se apresentou na igreja. O Herman, que é o sempre querido e atencioso Herman, veio especialmente até Frankfurt para se despedir da turminha. E a Turnê chegava ao seu final. Muitos brasileiros!

13/02/2010 – A voltano aeroporto, o grupo brasileiro se despediu de Peter (o motorista), reconhecido definitivamente como integrante da Família Camerata, com a fiel e alegre promessa de um reencontro em exatos dois anos, na próxima turnê. Assim, toda a alegria que a turminha e suas famílias sentiram na partida tornava-se da mesma forma intensificada na volta. A certeza de saber que apenas algumas horas os separavam de seus familiares, de seus amigos, suas casas e seus lares, amenizava qualquer menção de cansaço. A alegria e a satisfação do retorno confortaram e prometeram renovar energias, afinal, a Turnê 2012 já começava a brilhar no horizonte!

 
 O repertório de músicas levado na Turnê Europa 2010 compunha:
 OBRIGADO PAI CELESTE – hinário HPD, n°286
Hans Günther Naumann – arr.Irineu Krüger
 
SERENATA PARA ORQUESTRA DE CORDAS
Alberto Nepomuceno
 
SONATA PARA CORDAS
Antônio Carlos Gomes
        I    Allegro animato
        IV O Burrico de pau
 
ODEON
Ernesto Nazareth
 
BACHIANAS BRASILEIRAS n°5
Heitor Villa-Lobos – arr. Tobias Volkmann
 
BRASILEIRINHO
Waldir Azevedo – arr. Alexandre Brasolim
 
INGÊNUO
Pixinguinha/Benedito Lacerda – arr. Antonio Carlos Neves Campos
                Solista: Talita C. Schubert – flauta transversal
 
IVIERNO PORTEÑO
Astor Piazzolla – arr. Arthur Barbosa
 
POR UMA CABEZA
Carlos Gardel – arr. Alexandre Brasolim
 
RANCHEIRAS
        Abertura – Daniel Sá
        Rancheirinha – Geraldo Flach
        Rancheira para Dom Carlos – Francisco Monza Koller
                Solistas:  Felipe Rohr – acordeão
                                 Talita C. Schubert – flauta transversal
 
REDOMONA
Os Serranos – arr. Arthur Barbosa
                Solistas:  Felipe Rohr – acordeão
                                 Talita C. Schubert – flauta transversal
 
Integrantes da Camerata Ivoti da Turnê de 2010:
VIOLINO I                                              VIOLINO II                          
Irving Feldens                                          Talita L. Moraes
Eduarda C. D. Weber                              Ezequiel E. Schneider
Raquel S. D. Prediger                              Anthony M. Tao
Christine H. Tao                                      Cesar A. R. Carrera
Lucas Breunig                                          João M. Weber
Adriel Klering                                          Caroline Schäfer
Lais Lüdtke
Josiane Richter
 
VIOLA                                                    VIOLONCELO
Alexa Lang                                              Monica Cardoso
Klaus Schneider                                    Arthur B. E. da Silva
Matheus G. Dilly                                   Rebeca H. Dilly
Rafaela D. Kich                                      Oscar L. M. Perius
Lorena M. Saibel
Clóvis Strassburg Filho
 
CONTRABAIXO                                   FLAUTA TRANSVERSAL   
Samuel S. Gerber                                     Talita C. Schubert
 
ACORDEÃO
Felipe Rohr
 
Grupo de mães de alunos acompanhantes da Turnê de 2010:
Adriana Klering
Maria Renate Dilly
Maria do Carmo Kich
 
Fonte: Texto baseado em relatos de Eduarda Cloé Dhein Weber.
Imagens: Acervo da ASCARTE/Camerata Ivoti.
Edição de texto e imagens: Leila Elisa Dhein Weber e Isabel Cristina Frozi.
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s